A contagem decrescente para o Festival da Eurovisão já começou e, daqui a cinco dias, no complexo Sconto, em Riga, capital da Letónia, Rita Guerra vai valer-se dos seus dotes vocais para “dar o seu melhor” com a canção de Paulo Martins “Deixa-me Sonhar (só mais uma vez)”.
No desfile de 26 canções cabe à representante portuguesa ser, por ordem de entrada, a sétima a pisar o palco. Um momento que deverá ser seguido por milhões de espectadores em todo o mundo. Este ano, a grande concorrência vem dos países de Leste que concorrem em massa com trabalhos originais.
“É a primeira vez que vou cantar para tanta gente, tanto o público presente como para todos aqueles que seguem em directo a transmissão internacional”, confidenciou Rita Guerra, acrescentando que esse facto lhe faz sentir “um grande peso em cima dos ombros”.
A cantora partiu ontem de manhã para Riga, com a delegação da RTP que incluía Margarida Mercês de Melo que vai comentar e reportar este evento, em directo, para a estação pública portuguesa.
A apresentadora vai ter à sua disposição um centro de imprensa, instalado pelo Cisco System, que assegura o trabalho de 2000 profissionais da comunicação. A acreditação dos jornalistas terminou à meia-noite de sábado com a inscrição de 1100 representantes da imprensa internacional.
PROGRAMA VARIADO
Durante esta semana, a Letónia – país que este ano realiza o evento – prepara um programa variado para as delegações das 26 televisões que participam no festival.
Além de visitas a centros culturais e pontos de interesse de Riga, salta à vista aquilo que intitularam da “mais longa mesa de degustação para os hóspedes da Eurovisão”, onde vão estar pratos e produtos regionais de todos os pontos do país, como a alheira de batata, salmão fumado e peixe cru. De realçar que a gastronomia daquele país se baseia no feijão, legumes e saladas. As ruas de Riga são animadas por concertos gratuitos de todos os géneros e outras iniciativas culturais.
Antes de partir, Rita Guerra já estava a par destes programas e visitas. Contudo, prefere “ensaiar” e se possível “descansar” e, para isso, espera que “o tempo dê uma ajudinha” e “não seja convidativo a sair do hotel”. Os prognósticos meteorológicos apontam para céu nublado e frio.
T.A.T.U. VENCEM NAS SONDAGENS
Em Riga, capital da Letónia, o Festival da Eurovisão 2003 é o acontecimento do ano. Há cartazes espalhados por toda a cidade e nos guias turísticos há informação detalhada sobre o concurso. Além disso, há quiosques especializados por toda a cidade onde, além do bilhete, se podem comprar ‘T-shirts’, chapéus-de-chuva, bonés, crachás, abre-latas, canetas com o símbolo do Festival Eurovisão 2003.
Até se fazem sondagens. As estatísticas dão a vitória ao famoso e polémico duo russo, t.A.t.u. Em todas as lojas de música há cartazes das meninas russas, que prometeram casar se vencerem o eurofestival. Na rua, os letãos contestam, negam a vitória ao duo e apostam no primeiro lugar para casa. Já para Portugal, as sondagens reservam um dos últimos lugares. Lê-se nos comentários dos guias turísticos que a cantora portuguesa, Rita Guerra, perde por fazer dobragens da Disney, o que tem pouco a ver com o espírito de um festival internacional.
Islândia - “Open Your Heart” (Birgitta)
Áustria - “Weil der Mensch Zählt” (Alf Poier)
Irlanda - “we’ve got the world Tonight” (Mickey Harte)
Turquia - “Everyway that I Can” (Sertab Erener)
Malta - “To Dream Again” (Lynn Chircop)
Bósnia - “Ne Brini” (Mija Martina)
Portugal - “Deixa-me Sonhar” (Rita Guerra)
Croácia - “Vise Nisam Tvoja” (Claudia Beni)
Chipre - “Feeling Alive” (Stelios Constantas)
Alemanha - “Let’s get Happy” (Lou)
Rússia - “Ne Ver, ne Bojsia, ne Prosia” (t.A.t.u.)
Espanha - “Dime” (Beth)
Israel - “Words for Love” (Lior Narkis)
Holanda - “One more Night” (Esther Hart)
Reino Unido - “Cry baby” (Jemini)
Ucrânia - “Hasta la vista” (Olexander)
Grécia - “Never let you go” (Mando)
Noruega - “I’m afraid to Move on” (Jostein Hasselgard)
França - “Monts et Merveiles” (Louisa Baïleche)
Polónia - “Zadnych granic” (Ich Roje)
Letónia - “Hello from Mars” (F.L.Y.)
Bélgica - “Sanomi” (Urban Trad)
Estónia - “Eighties Comming Back” (Ruffus)
Roménia - “Don’t Break my Heart” (Nicola)
Suécia - “Give me your Love” (Fame)
Eslovénia - “Nanana” (Karmen)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.