page view

Globo e autor pedem desculpa

A Globo e o autor da recém-estreada novela ‘Páginas da Vida’, Manoel Carlos, pediram, ontem, publicamente, desculpa aos telespectadores por excessos cometidos na semana passada. Num dia, a novela mostrou um ‘striptease’ de Ana Paula Arósio e cenas de sexo quase explícito entre o seu personagem e o de Edson Celulari, e, no outro, um depoimento real de uma idosa sobre masturbação e orgasmo em que foram usadas expressões rudes.

19 de julho de 2006 às 00:00

Em nota oficial, a Globo afirmou que para evitar novos excessos, o conteúdo da novela passará a ser previamente analisado pelo seu sector de controlo de qualidade. Manoel Carlos, ante a chuva de protestos de telespectadores, assumiu para si e para o realizador, Jaime Monjardim, toda a culpa, pois é deles a responsabilidade do que vai ou não para o ar. O autor reconheceu que o calão usado pela idosa poderia ter sido ‘cortado’.

Manoel Carlos reconheceu, ainda, ter vários depoimentos gravados, que são feitos “espontaneamente”. Contudo, falta decidir “se vamos continuar com eles até ao fim da novela. É uma experiência que estamos a fazer”, diz o autor.

‘Páginas da Vida’, que desde o início tem mostrado muita ousadia nos termos e nas imagens, como, de resto, ficou bem patente nas imagens divulgadas num ‘site’, que, ontem, o CM reproduziu.

Em Portugal, como o nosso jornal já adiantou, a novela será exibida pela SIC após o final de ‘Belíssima’. Falta saber a que horas irá para o ar, se logo a seguir a ‘Floribella’, se ainda mais tarde. Este cenário parece ser o mais provável, tendo em conta a ousadia das cenas. E, como também revelámos na edição de ontem, a estação de Carnaxide ainda não sabe até quando ‘estenderá’ ‘Belíssima’, sendo praticamente certo que não irá para lá de Setembro.

O Ministério da Justiça do Brasil, apesar das queixas, manteve a autorização para exibição da novela a partir das 21 horas, horário permitido a maiores de 14 anos.

DEPOIMENTO POLÇÉMICO SOBRE PRAZER

No depoimento, real, sublinhe-se, que provocou tanta polémica, uma senhora, de 68 anos, contou que só teve o primeiro orgasmo aos 45 anos e agradeceu a Roberto Carlos.

A sexagenária, cujo nome não foi revelado, descreveu que colocou a canção ‘Côncavo e Convexo’, do citado cantor, a tocar, e masturbou-se. O episódio foi contado com detalhes e expressões rudes.

“Depois que descobri a masturbação, sou uma mulher de 68 anos que não precisa de homem para sentir prazer”, disse ainda a senhora. Copiando uma prática comum nas telenovelas com assinatura de Glória Perez, o autor de ‘Páginas da Vida’, Manoel Carlos, termina cada episódio com o depoimento de um cidadão – das classes sociais mais baixas, no caso desta produção – sobre as suas próprias experiências de vida.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8