page view

Manipular informação é mais fácil do que verificar os factos

Especialista espanhol Sergio Hernández diz que a desinformação é um problema complexo que não vai desaparecer.

03 de novembro de 2025 às 01:30

Manipular a informação é mais fácil e rápido do que verificar os factos e não alcança o mesmo público. O alerta é de Sergio Hernández, responsável pelo departamento de ‘fact-checking’ da agência espanhola EFE, que observa que “enganar e gerar dúvidas sem provas é mais fácil do que investigar, refutar e esclarecer” e que muitas vezes a eficácia das negações é limitada, uma vez que muitos casos não atingem os mesmos públicos que foram expostos às falsidades.

“A desinformação é um problema complexo que exige uma resposta multidisciplinar e flexível para se adaptar aos desafios constantes”, afirma Sergio Hernández, que reforça a importância do ‘fact-checking’ (verificação de factos) como “ferramenta essencial para o jornalismo lidar com tentativas de manipulação”.

“A desinformação não é um problema que possa ser resolvido e esquecido, vai sempre conviver [com a nossa sociedade]”, nota Sergio Hernández, que garante que em Portugal e Espanha “há semelhanças na disseminação de falsas narrativas”, bem como “um uso frequente de publicações enganadoras que afirmam que certos eventos ocorreram em momentos e locais em que não ocorreram”.

Entre os canais em que a desinformação circula, os dois países têm em comum o Facebook e o WhatsApp como vetores de falsidades e partilham alguns grupos alvo, como os imigrantes e a comunidade LGBT. A desinformação de género também é frequente, atacando mulheres na política e promovendo reações contrárias ao feminismo, sendo que teorias da conspiração e publicações que negam as mudanças climáticas também são observadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8