page view

Media obrigados a revelar donos

Aprovada lei da transparência da titularidade.

12 de junho de 2015 às 08:45

Os media vão ter de comunicar à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) "quem são os seus titulares e os detentores dos seus meios de financiamento". Palavras de Mónica Ferro (PSD) ao CM, após a aprovação na comissão parlamentar de ética da lei da transparência da titularidade, gestão e dos meios de financiamento dos órgãos de comunicação social.

Para a deputada social-democrata, "trata-se de um regime mais transparente, quer para a posse, quer para o financiamento dos meios". Além de que a lei estabelece "obrigações mais reforçadas de envio de relatórios para a ERC. Aliás, a ERC continua a ser a entidade com mais responsabilidade nesta matéria", afirma. "Não há qualquer tentativa de interferir na gestão. Houve o cuidado de fazer uma lei que fosse exequível", diz Mónica Ferro. Quanto a coimas, garante que estas "terão em conta o volume de negócios da empresa".

A votação final desta proposta está prevista para 19 de junho, data em que será votada, em plenário, o projeto de lei que estabelece as regras e deveres de transparência em campanhas de publicidade institucional do Estado. Esta proposta, contudo, é ambígua, já que numa norma diz que não permite campanhas de publicidade institucional do Estado na RTP e na RDP. Mas o mesmo documento também refere que está prevista a realização de ações publicitárias nos meios do grupo público. Os sociais-democratas querem agora clarificar que a RTP poderá receber campanhas de publicidade institucional do Estado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8