page view

Morreu José Wilker, o 'Roque Santeiro'

Tinha 66 anos, o ator que protagonizou telenovelas como 'Roque Santeiro' e 'Gabriela'.

05 de abril de 2014 às 14:54

Morreu José Wilker, o 'Roque Santeiro'

O ator brasileiro José Wilker morreu este sábado, aos 66 anos, na sua casa no Rio de Janeiro. O ator foi protagonista de telenovelas como 'Roque Santeiro' e 'Gabriela'.

José Wilker Almeida nasceu no Ceará a 20 de agosto de 1947 mas foi na capital de Pernambuco que trabalhou como locutor de rádio e que começou a carreira de ator que o tornaria um dos mais célebres atores brasileiros.

“Por acaso, sou um ator com defeito. Olho para os meus colegas e tenho inveja porque todos eles têm projetos, desejos de fazer personagens e planeiam a carreira. Eu trabalhei até hoje com acasos. A minha carreira não é uma sucessão de escolhas a partir de um projeto de vida com o teatro, com o cinema, com a televisão. É uma sucessão de acasos”, disse numa entrevistas.

Um destes acasos de Wilker foi o convite para protagonizar Roque Santeiro. “O Jayminho Monjardim entrou na sala e disse: ‘Estamos com um problema, cara. A gente tem o Sinhozinho Malta, a viúva Porcina, a gente tem o elenco quase pronto, mas não temos o Roque Santeiro. Quer fazer?’”.

A sua estreia profissional foi no teatro com o espetáculo ‘Julgamento em Novo Sol’ (1962). Wilker trabalhou também para o Governo do Estado de Pernambuco. Com o golpe de 1964, ficou desempregado e resolveu correr atrás da carreira artística no Rio de Janeiro.

Na Globo, Wilker participou em 29 novelas. O ator também dirigiu o humorístico 'Sai de Baixo' desde a sua estreia, em 1996.

No cinema, o ator também conheceu o sucesso ao interpretar Vadinho em 'Dona Flor e Seus Dois Maridos' (1976). Entre as  49 longas-metragens em que participou contam-se filmes como 'Xica da Silva' (1976), 'Bye Bye Brasil' (1979), 'O homem da capa preta' (1986) e 'Guerra de Canudos' (1997).

Em 2010 lançou-se como autor com 'Este Não é um Livro Sobre Cinema'. A sua última novela foi ‘Amor à Vida', em 2013, quando interpretou o personagem Herbert.

O ator morreu este sábado aos 66 anos. Estava em casa quando se sentiu mal. A família ainda não informou a causa da morte, mas a suspeita é que o ator tenha sofrido um enfarte de miocárdio, enquanto dormia. José Wilker tinha três filhas: Isabel, Mariana e Madá Wilker.

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER A FOTOGALERIA

COM AS PERSONAGENS DE JOSÉ WILKER

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8