'Bombshell - O Escândalo', com Charlize Theron, Nicole Kidman e Margot Robbie, estreia esta quinta-feira em Portugal.
1 / 5
"Se queres brincar com os rapazes grandes tens de te deitar com os rapazes grandes", costumava dizer Roger Ailes às jornalistas da estação de notícias norte-americana FOX News, sem deixar dúvidas sobre as suas intenções. Durante duas décadas, o assédio fez parte do dia a dia do canal, até que, em 2016, a ex-pivô Gretchen Carlson moveu-lhe um processo de assédio sexual, meses antes das eleições que deram a vitória a Trump.
O filme de Jay Roach (‘A Campanha’, ‘Trumbo’) não aprofunda as implicações políticas no caso - e é duramente criticado por isso - e prefere centrar-se em três mulheres: Carlson (Nicole Kidman), que diz que foi despedida por rejeitar os avanços de Ailes - ‘És muito sexy mas dás muito trabalho", diz-lhe um John Lithgow quase irreconhecível - Megyn Kelly (Charlize Theron, também ela caracterizada), que decide seguir o exemplo da colega e de outras seis mulheres que denunciaram os avanços do presidente do canal, e a fictícia Kayla Pospisil (Margot Robbie), recém-chegada à estação.
A 21 de julho de 2016, Ailes, que sempre negou todas as acusações, saiu da FOX News com um cheque de 36 milhões de euros e um agradecimento ao seu trabalho, sendo substituído por Rupert Murdoch, presidente da News Corporation. Ailes, que era hemofílico, morreu um ano depois, aos 77 anos.
Desde então, a FOX News foi alvo de processos de assédio, que levaram a despedimentos e muitos milhões de euros em indemnizações. E Harvey Weinstein ainda estava para vir...
Traído pelas suas ‘queridas’
Apesar de Gretchen Carlson ter sido a primeira a acusar Roger Ailes, foi a denúncia de Megyn Kelly, na altura um dos principais rostos da FOX News, que o destruiu. Na altura, a jornalista estava em alta por ter questionado Donald Trump sobre a forma como desrespeitava as mulheres.
Harvey Weinstein responde por vários crimes em tribunal
Em outubro de 2017, o ‘The New York Times’ e a ‘The New Yorker’ noticiaram que mais de uma dúzia de mulheres acusavam o produtor Harvey Weinstein de assédio sexual, abuso sexual ou violação. Depois destas, muitas outras, algumas delas bem conhecidas do público (ver em cima), avançaram com denúncias.
Atualmente, Weinstein, de 67 anos, que se viu obrigado a deixar a sua empresa, The Weinstein Company, está a responder por acusações, como estas, em tribunal. O julgamento é um momento decisivo para o movimento #MeToo, que pretende acabar com este tipo de abuso de poder.
SAIBA MAIS
100 milhões de euros foi quanto a FOX News pagou com o escândalo Roger Ailes, entre despesas judiciais e indemnizações às vítimas.
Óscares
‘Bomshell - O Escândalo’ está nomeado para três Óscares: melhor atriz (Charlize Theron), melhor atriz secundária (Margot Robbie) e melhor caracterização (Kazu Hiro).
Semelhanças
Charlize Theron usou oito peças prostéticas no rosto (nariz, queixo e pálpebras) e lentes de contacto para ficar parecida com Megyn Kelly. Bastou maquilhagem para tornar Nicole Kidman similar a Gretchen Carlson.
Ligações a Trump
As ligações da FOX News, assumidamente conservadora, e Donald Trump não são exploradas no filme. Mas, a certa altura, Rupert Murdoch, dono da empresa, diz que vai ligar ao "amigo Trump".
Jabba the Hutt
Roger Ailes era conhecido nos bastidores da estação de notícias pelos jornalistas como Jabba the Hutt, a criatura alienígena da saga ‘Star Wars’.
Liderança da FOX News
Depois da demissão de Roger Ailes, Rupert Murdoch assumiu temporariamente a presidência da FOX News até ser encontrado um sucessor. Suzanne Scott assumiria o cargo em 2018.
Denúncias: Acusações de assédio sexual contra Harvey Weinstein deram origem ao movimento #MeToo
Cara Delevingne, modelo e atriz, diz que também foi assediada por Weinstein. "Convidou-me para ir ao quarto dele", conta.
Angelina Jolie diz que Weinstein lhe fez insinuações sexuais durante uma reunião de trabalho num hotel. Na altura tinha 21 anos.
Léa Seydoux afirma que o produtor saltou para cima dela e tentou beijá-la à força durante uma reunião no seu quarto de hotel.
Mira Sorvino diz que foi violada durante as filmagens de um filme, e que depois foi alvo de chantagem sexual por parte do produtor.
Alissa Milano foi outras das vítimas do poderoso produtor de Hollywood, mas nunca contou o que realmente se passou.
Asia Argento garante que o produtor a obrigou a fazer-lhe sexo oral. Não o denunciou por medo de isso lhe afetar a carreira.
Gwyneth Paltrow conta que foi assediada por Weinstein, o que levou Brad Pitt, seu namorado na altura, a ameaçá-lo de morte.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.