Media Capital e Impresa com quebras de quase 40% entre julho e setembro.
O acordo de autorregulação assinado em junho pela RTP, SIC e TVI sobre os concursos de chamadas de valor acrescentado originou uma queda significativa das receitas destes canais.
Nos primeiros nove meses deste ano, a Media Capital (MC), dona da TVI, recebeu quase 25 milhões de euros em serviços multimédia (chamadas para concursos e a votação em programas como reality shows), uma quebra de 27% face ao mesmo período do ano transato. Só entre julho e setembro, com o acordo já em vigor, a descida foi de quase 40%.
Já a SIC deixou de revelar a sua faturação com este negócio, mas, segundo apurou o CM, as receitas terão caído mais de 10%, para um total inferior a 20 milhões. Entre julho e setembro, a redução foi próxima dos 40%.
De resto, a perda é assumida pelas duas empresas. O relatório e contas da MC assume que a "redução deveu-se em boa parte ao impacto da autorregulação nos concurso de chamadas", que entrou em vigor no início de julho. O mesmo se pode ler no relatório da Impresa, dona da SIC: "as receitas relacionadas com concursos com participação telefónica apresentaram uma descida" neste trimestre, devido à entrada em vigor "do acordo de autorregulação" já mencionado.
Pedro Norton, presidente da Impresa, diz mesmo que a subida prevista para a publicidade entre outubro e dezembro poderá "não ser suficiente para compensar o abrandamento das receitas geradas pelos concursos telefónicos".
A RTP não publica contas trimestrais, pelo que não é possível saber o impacto deste acordo nas suas contas. Contactada, a empresa pública escusou-se a fazer comentários.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.