Frase de José Rodrigues dos Santos continua a gerar polémica.
A polémica frase de José Rodrigues dos Santos (JRS) no ‘Telejornal’ de 4ª feira – "o deputado mais velho tem 70 anos e foi eleito – ou eleita – pelo PS", em referência a Alexandre Quintanilha, homossexual assumido – continua a gerar polémica. Desta vez é o escritor norte-americano Richard Zimler, casado com o deputado desde 2010, que ataca a RTP, acusando a estação de não ter "pedido desculpa" pelo sucedido e contrariando a versão do canal.
Frase de Rodrigues dos Santos gera indignação
Ao que o CM apurou, Paulo Dentinho, diretor de informação da RTP, ligou na 5ª feira a Quintanilha (12h44) para pedir desculpa e explicar o sucedido. O físico encontrava-se numa reunião e ficaram de falar depois. Durante a tarde, Dentinho terá feito várias tentativas para falar com Quintanilha, sem sucesso. Às 18h31 falou com Paula Esteves, assessora no PS Porto, e explicou-lhe a situação. Também JRS terá feito tentativas para falar com o cientista. Ao longo do dia, a RTP emitiu um comunicado no qual pedia desculpa pelo sucedido e, à noite, JRS fez uma retificação no ‘Telejornal’.
Contudo, Zimler afirma ao CM que "seria mais educado e mais correto escrevem uma carta formal para pedir desculpa". Paulo Dentinho e JRS preferem não falar mais sobre o assunto, tal como Alexandre Quintanilha.
Entretanto, as queixas em relação ao episódio – que a RTP classificou como um "erro absolutamente não intencional" – continuam a chegar ao regulador dos media e "serão incorporadas no processo" aberto pela entidade. Já o provedor do telespectador, Jaime Fernandes, recebeu, só por e-mail, "130 queixas".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.