Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

RTP condenada a pagar 550 mil euros a Gabriel Alves

A RTP foi condenada em tribunal por despedimento ilícito do jornalista Gabriel Alves, a quem terá de pagar uma indemnização que ultrapassa o meio milhão de euros.
21 de Agosto de 2011 às 00:30
Almerindo Marques presidia a RTP em 2007, quando Alves foi demitido
Almerindo Marques presidia a RTP em 2007, quando Alves foi demitido

O repórter, uma das caras mais conhecidas na informação desportiva, e trabalhador da RTP durante 32 anos, foi despedido em 2007 por "justa causa", segundo a RTP, mas o funcionário alega ter-se tratado de um "acto de pura retaliação sem qualquer motivo", lê-se no processo a que o CM teve acesso.

A discórdia entre o jornalista e a estação remonta a 2006, altura em que Gabriel Alves realizou a cobertura do Campeonato do Mundo de Futebol da Alemanha para a Televisão Pública de Angola (TPA), na sequência de um acordo de colaboração entre as duas estações públicas. Findo o período estabelecido, a TPA convidou o jornalista a permanecer por mais um mês, comunicando essa intenção à RTP, que não se pronunciou, favorável nem desfavoravelmente, à cedência do trabalhador.

A RTP alertou Gabriel Alves de que este estaria a faltar injustificadamente. Quando este regressou, não lhe foi permitido "qualquer trabalho para realizar, numa total desocupação e inactividade", alega o repórter, a quem foi comunicada a dispensa em Março de 2007. O jornalista interpôs uma acção no Tribunal de Trabalho, que condenou a RTP a pagar os salários em atraso desde Novembro de 2007 até Julho de 2011, a que se somam vários subsídios e a indemnização por antiguidade. No total, Gabriel Alves deverá receber um valor próximo de 550 mil euros.

Contactada pelo CM, a RTP admite ter sido notificada da sentença e vai "avaliar o processo". A estação não adianta, porém, se vai recorrer da decisão. Gabriel Alves, que também não fala sobre o processo, não pediu a reintegração na empresa.

rtp gabriel alves demissão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)