Os homens não conseguem resistir à sedução desta mulher, inteligente e fascinante, que só quer dinheiro e protagonismo. A história foi escrita por Francisco Nicholson, que se inspirou no caso “Sãobentogate” e que põe a nu uma sociedade corrupta
“Maria dos Prazeres” é uma sedutora fatal, que veio do nada, mas que ascende à alta sociedade, graças à sua capacidade de mentir e de encantar homens poderosos e milionários, cujas carreiras ela destrói. Uma forma de se vingar de ter sido abandonada na juventude pelo namorado. “Uma personagem fabulosa” é como o autor da história, Francisco Nicholson, vê “Maria dos Prazeres”, a protagonista, interpretada por Helena Laureano, “de uma maneira superior”, assegura. Realizada por Álvaro Fugullin, esta nova produção nacional da SIC, “O Olhar da Serpente”, estreia na segunda-feira, dia 30, e conta a ascensão e queda desta mulher fatal.
A telenovela conta o percurso de “Maria dos Prazeres”, interpretada por Leonor Seixas na juventude e, alguns anos mais tarde, por Helena Laureano. Nascida numa aldeia piscatória perto de Viana do Castelo, “Maria dos Prazeres” revela, com apenas 13 anos, uma sensualidade que desenvolve com mestria e a acompanhará ao longo da vida. Pertencendo a uma família pobre, ela emigra com a mãe, “Amélia” (Cucha Carvalheiro) e os dois irmãos, “Toino” (João Madureira/Rui Paulo) e “Luciano” (Robin Santos/Marco Delgado), para Paris, onde esperam conseguir uma vida melhor. De facto, o destino sorri-lhe ao conseguir conquistar o coração de um poderoso político francês que lhe abre as portas da alta sociedade e a ajuda a libertar-se das memórias de “Paulo” (Paulo Pires), um amor que lhe despedaçou o coração de adolescente e a deixou sozinha com um filho.
De volta a Portugal, “Maria dos Prazeres” apresenta-se à sociedade portuguesa que a acolhe muito bem. O sucesso é tal que acaba por conhecer o cônsul “Tomé” (Rui Mendes), um velho milionário com quem acaba por se envolver.
Com uma personalidade ambivalente, cheia de contradições, “Maria dos Prazeres” ora revela uma frieza e calculismo, ora é envolvente e escaldante.
Ao longo da sua vida, capitaliza invejas, acumula ódios e alimenta ciúmes. A sociedade não lhe perdoará as mentiras, os embustes, as fraudes e, principalmente, o êxito. Helena Laureano não podia estar mais satisfeita sobre a personagem que veste na telenovela. “Foi um papel que me deu enorme prazer fazer. Acho que este ‘Olhar da Serpente’ vai arrasar!”, diz, muito confiante e sorriso nos lábios. A actriz não tem dúvidas sobre “o que faz da ‘Maria’ uma mulher idolatrada e odiada ao mesmo tempo é o poder de transformar vidas calmas, serenas e tranquilas em verdadeiras drogas, a par com a capacidade de ser altruísta, embora com o dinheiro dos outros.”
Para Helena Laureano, o mais difícil foi a ausência de sentimento maternal de “Maria dos Prazeres”. “Isso fez-me muita confusão porque eu sou o oposto. Contudo, ao longo da história, consegui perceber melhor as suas razões, porque contactei de perto com essa realidade.” Na sua opinião, todas as mulheres têm uma faceta de sedutora e, a personagem, ao contrário do que se pensa, é uma vilã que vai conquistar a simpatia do público, porque, no fundo, tudo o que faz é com o único objectivo de obter dinheiro para a sua instituição de caridade.
Depois de se ter divorciado do actor João Cabral de quem tem uma filha de três anos e meio, Helena Laureano está no auge da carreira e da sua beleza – relembramos que ela foi dama de honor no concurso Miss Portugal. Questionada sobre o seu segredo de beleza, ela brinca: “É da idade!”. Mais a sério, acrescenta que a filha é a grande responsável. “Tenho uma filha, a Beatriz, que é a coisa mais bonita que me podia ter acontecido na vida. Isso muda uma pessoa e, quando se está bonita por fora, é porque se está bem por dentro. Isso transparece no exterior. Por muita base que se ponha no rosto, e muita maquilhagem que se use, a tristeza transparece no olhar. E o olhar é tudo. O olhar da serpente!”, graceja.
Pouco preocupada em manter a linha, Helena é, no entanto, cuidadosa nos seus gestos diários de limpeza e hidratação da pele. “Sou muito desleixada em relação a dietas e a alimentação saudável. Adoro comidas condimentadas e tudo o que é picante. Gosto de boa comida portuguesa, nomeadamente feijoada e cozido à portuguesa. Mas não dispenso os meus cremes”, conclui.
Nos próximos meses, os telespectadores terão oportunidade de acompanhar a trama de “Maria dos Prazeres”, que promete muita intriga e emoção.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.