A SIC é a campeã dos ‘programas-fiasco’. Embora as três estações generalistas de sinal aberto tenham tido a sua dose de formatos mal sucedidos no último ano e meio – com destaque para ‘Bon Chic’, na TVI, ‘O Programa da Manhã’, na SIC, e ‘Em Família com Fernando Mendes’, na RTP 1 – é em Carnaxide que os fracassos são mais correntes e evidentes.
Desde Janeiro de 2005, até Junho deste ano, os programas da SIC foram os que mais sofreram com a indiferença do público. Analisando os dados de audimetria disponibilizados pela Marktest, o ‘Programa da Manhã’, nos seus melhores dia (6 de Abril, 6 e 13 de Junho), não ultrapassou os 66 mil espectadores e é sucessivamente batido pela concorrência. ‘Contacto’, uma forte aposta de Francisco Penim para o período da tarde, foi outro fracasso e só em três ocasiões ultrapassou os 25% do ‘share’, ou seja, conseguiu ter um em cada quatro telespectadores sintonizados na sua frequência.
Ainda no consulado de Manuel Fonseca, Carlos Moura não resistiu a mais que oito edições do seu ‘Boca a Boca’. Mas este não foi o único fiasco da anterior Direcção de Programas de Carnaxide. Foi, precisamente, uma ‘herança’ que forçou Francisco Penim a tomar a sua primeira decisão de fundo: pôr termo, através de um incêndio simulado na ‘Casa das Bonecas’, ao ‘reality show’ ‘Senhora Dona Lady’.
Nem a presença de Rui Unas e Bruno Nogueira – duas ‘Estrelas SIC’ – salva a estação, que, depois do insucesso de ‘Pegar ou Largar’, vê ‘O Pior Condutor de Sempre’ com dificuldades em impor-se junto do público.
A RTP 1, que nos últimos tempos, está em franca recuperação nas audiências, também não escapa a alguns fiascos. Fernando Mendes, com o seu ‘Em Família’ não ‘agarra’ mais que um quinto dos espectadores, o mesmo sucedendo com o humor físico de Aldo Lima.
Depois do sucesso na ‘Quinta das Celebridades’, Moniz garantiu um programa a José Castelo Branco. Mas, aparentemente, a ‘piada’ do ‘Conde’ esgota-se no próprio conceito dos ‘reality shows’ e nem o recrutamento de Jorge Monte-Real, e sua cadela Minnie, salvou a honra do convento.
No entanto, o estatuto de líder de audiências que a TVI mantém, ajuda a minimizar as coisas. ‘Circo das Celebridades’ teve uma audiência bem inferior à dos formatos antecessores, mas, mesmo assim, os ‘Grandes Directos’ foram seguidos por um terço dos espectadores.
NUNO SANTOS ASSUME MAU RESULTADO
Nuno Santos assume os maus resultados de ‘Em Família com Fernando Mendes’. “O juízo do público é soberano”, diz o director de programas da RTP 1, que adianta a possibilidade de “fazer um reajustamento num horário onde a concorrência, nomeadamente da TVI, é muito forte.” Já Monteiro Coelho, porta-voz da TVI, discorda do fracasso dos formatos do seu canal, preferindo salientar a vertente comercial: “Um programa pode ter audiências significativas e não atingir grande rentabilidade, enquanto outros, com menores audiências e custos consideravelmente inferiores, atingem perfeitamente os objectivos traçados”. A SIC não comentou o assunto.
'DONA LADY' "DEGRADANTE" (Eduardo Cintra Torres)
O crítico defende que o ‘reality show’ ‘Senhora Dona Lady’, da SIC, foi “um programa extremamente degradante, quer para os concorrentes, como para o público e apresentadores.” No serviço público de televisão, Sintra Torres define ‘Em Família com Fernando Mendes’, da RTP 1, como um concurso “pouco estimulante” e ‘Bon Chic’, da TVI, “uma tolice sem qualquer sentido.” Em ambos os casos, Cintra Torres questiona a qualidade dos apresentadores.
'CONDUTOR' "ATROZ" (Fernando Sobral)
‘O Pior Condutor de Sempre’, da SIC, é, para o crítico de TV, o pior de entre os ‘programas-fiasco’. “É uma coisa atroz! Há coisas que são simplesmente idiotas e que vão para lá de qualquer sentido ético. Tentam brincar com algo demasiado sério”, diz Sobral. De entre os formatos da RTP 1, o crítico destaca ‘Noites de Verão’, porque “a ideia inicial era boa e foi mal concretizada.” Na TVI, a escolha recai sobre o ‘Circo das Celebridades’: “Como o próprio nome indica, aquilo foi um circo.”
'BON CHIC' "PATETA" (João Gobern)
‘Bom Chic’, da TVI, é, para João Gobern, o programa de menor qualidade. “Era um programa com um conceito pateta e um apresentador miserável”, afirma. Na concorrência, aponta baterias aos concursos ‘Pegar ou Largar’, da SIC – “O modelo não era apelativo ao público e o Rui Unas não se sentia à vontade naquele registo de apresentação” – e ‘Em Família com Fernando Mendes’, da RTP 1 – ”O desenvolvimento do concurso é monótomo e a questão dos inquéritos a 100 pessoas parece-me muito pouco fiável”.
A FRIEZA DOS NÚMEROS
'EM FAMÍLIA COM FERNANDO MENDES'
Audiência Média: 5,1%
Share Médio: 20,6%
3 de Abril a 22 de Junho de 2006
Concurso
Fernando Mendes
'PALAVRAS PARA QUÊ'
Audiência Média: 7,7%
Share Médio: 19,6%
4 de Maio a 15 de Junho de 2006
Humor
Aldo Lima
'NOITES DE VERÃO'
Audiência Média: 4%
Share Médio: 17,6%
25 de Junho a 27 de Agosto de 2005
Variedades
Pedro Miguel Ramos e Merche Romero
'O PIOR CONDUTOR DE SEMPRE'
Audiência Média: 4,9%
Share Médio: 21,2%
20 de Maio a 10 de Junho de 2006
Reality-show
Bruno Nogueira
'SENHORA DONA LADY - GALA'
Audiência Média: 6,6%
Share Médio: 20,3%
16 de Setembro a 4 de Outubro de 2005
Reality-show
Sílvia Alberto e Herman José
'PEGAR OU LARGAR'
Audiência Média: 5,9%
Share Médio: 22,6%
28 de Janeiro a 22 de Abril de 2006
Concurso
Rui Unas
'PROGRAMA DA MANHÃ'
Audiência Média: 0,4%
Share Médio: 11,1%
Informação
6 de Março a de 14 Junho de 2006
Vanessa Oliveira e Pedro Mourinho
'CONTACTO'
Audiência Média: 1,7%
Share Médio: 17,4%
Talk-show
16 de Janeiro a 8 de Junho de 2006
Rita Ferro Rodrigues e Nuno Graciano
'BOCA A BOCA'
Audiência Média: 3,6%
Share Médio: 22,7%
Talk-show
3 de Março a 23 de Abril de 2005
Carlos Moura
'NOVOS AVENTUREIROS - GRANDE DIRECTO'
Audiência Média: 10,7%
Share Médio: 36,4%
5 de Março a 12 de Maio de 2006
Reality-show
Júlia Pinheiro
'BON CHIC'
Audiência Média: 3,7%
Share Médio: 27,5%
5 de Março a 18 de Junho de 2005
Talk-show/Reality-show
José Castelo Branco
'CIRCO DAS CELEBRIDADES - GRANDE DIRECTO'
Audiência Média: 10,5%
Share Médio: 38,6%
19 de Março a 7 de Maio de 2006
Reality-show
Júlia Pinheiro
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.