Alcides Vieira, director de informação da SIC, confirmou, em comunicado enviado à redacção, a criação de um subsído de apresentação (revelado pelo CM na edição de quinta-feira). Na nota, a que o CM teve acesso, adianta que esta medida é "apenas o início de um processo mais geral", que pretende "regularizar situações remuneratórias que precisam de ser revistas". <br/>
O comunicado foi enviado ao final da noite, após uma reunião com o Conselho de Redacção.
Como o CM revelou na edição de quinta-feira, a SIC começou a pagar um subsídio de apresentação no mês de Janeiro a alguns pivôs. A medida, que excluiu outros apresentadores dos espaços de informação, assim como toda a equipa da redacção, desde jornalistas a produção, provocou polémica em Carnaxide.
O subsídio está dividido em três escalões. O primeiro, de dois mil euros mensais, é atribuído aos apresentadores das edições da semana do 'Jornal da Noite'. No segundo, de 1500 euros, estão os restantes pivôs do canal generalista, assim como os apresentadores dos notíciários da noite da SIC Notícias. O último escalão remunerado, com 500 euros mensais, é pago aos apresentadores do canal de cabo responsáveis por alguns dos espaços de noticiás da manhã, da hora de almoço e da tarde.
COMUNICADO INTEGRAL DA DIRECÇÃO DE INFORMAÇÃO:
No âmbito do seu plano de actividades, a SIC iniciou, no início de 2010, um conjunto de medidas na área dos Recursos Humanos.
Nesses medidas inclui-se, como foi oportunamente anunciado, o Plano de Carreiras, concluído no final do ano, e que será discutido com todos os profissionais da empresa nos próximos meses.
É um documento estruturante e essencial para definir com rigor e transparência as diferentes categorias profissionais bem como a evolução de carreiras.
No âmbito deste processo foi detectado um conjunto de disparidades remuneratórias que originaram, já no ano passado, aumentos salariais acima da média para mais de uma centena de profissionais, a maioria da Redacção.
Este processo de enquadramento profissional incluiu também a categoria de Pivot, que não tinha um regulamento claro e preciso. Esse regulamento, que ficou concluído no Verão de 2010, caracteriza a categoria, sendo atribuído um subsídio em função, não dos pivots, mas dos espaços noticiosos que apresentam regularmente na SIC e da SIC Notícias.
Por razões orçamentais o regulamento não entrou em vigor durante o ano passado, tendo ficado decidido que seria aplicado no início de 2011, o que aconteceu.
Outras medidas se seguirão no sentido de regularizar situações remuneratórias que precisam de ser revistas, no âmbito do processo do novo Plano de Carreiras, que a Administração está empenhada em concluir durante este ano. As medidas tomadas em 2010, incluindo agora o Regulamento dos Pivots, é apenas o início de um processo mais geral.
Todas estas informações já foram prestadas ao Conselho de Redacção, estando a Direcção de Informação disponível para prestar quaisquer outros esclarecimentos que venham a ser solicitados pelo CR.
Alcides Vieira,
Director de Informação
COMUNICADO DO CONSELHO DE REDACÇÃO:
O Conselho de Redacção foi convocado esta quinta-feira, 3 de Fevereiro, pelo Director de Informação Alcides Vieira para uma reunião, que teve lugar neste mesmo dia. A reunião foi presidida pelo Director Geral da SIC, Luís Marques, com a presença dos membros da Direcção de Informação Alcides Vieira e António José Teixeira e ainda os membros eleitos António Cancela e Rui Flórido (por telefone, a partir do Porto), Luís Garriapa e Luís Manso.
O Director Geral quis com esta reunião apresentar explicações relativamente a informações publicadas hoje na imprensa sobre questões remuneratatórias na SIC. O CR tem como função debater questões relacionadas com assuntos editoriais mas não ignora o efeito que as questões salariais têm na motivação dos profissionais da redacção. A Direcção da SIC diz compreender as consequências no espírito da redacção mas mostrou-se determinada em seguir o Plano de Carreiras que está a levar a cabo. Diz ainda entender as expectativas e as preocupações da generalidade dos trabalhadores mas alega ser impossivel resolver todos os problemas de uma vez só. Optou, por isso, iniciar a reestruturação em causa com o regulamento de pivôs, uma vez que entende ser necessário "reter talento". Em relação às restantes carreiras, a Direcção assume que vai tentar dar seguimento ao plano de reestruturação, evitando estabelecer prazos, tendo em conta o quadro complexo que se prevê para este ano.
A Direcção da SIC comprometeu-se em enviar à redacção um comunicado com todos os detalhes da medida em causa, bem como receber, individualmente ou em comissão, os funcionários que pretendam esclarecimentos adicionais.
Carnaxide, 3 de Fevereiro de 2011
Os membros eleitos
António Cancela
Luís Garriapa
Luís Manso
Rui Flórido
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.