page view

SIC vai estar nove horas em directo

Com a antecipação do programa ‘Contacto’ para as 14h00 e a estreia do ‘Programa da Manhã’, segunda-feira às 07h00, a SIC passa a estar nove horas em directo. Aproveitando o único período do dia em que permanece líder de audiências, as manhãs, a estação pretende agora ganhar em novos horários.

04 de março de 2006 às 00:00

Francisco Penim considera a aposta nas nove horas consecutivas de directo – ‘Programa da Manhã’, ‘Fátima’, ‘Primeiro Jornal’ e ‘Contacto’– um reflexo da “vida nova da SIC”. O director de programas da estação quer aproveitar as características do ‘Programa da Manhã’, “a complementaridade entre informação e entretenimento”, de forma a transmitir uma “sensação de maior dinamismo”.

Prossegue, assim, a estratégia de eliminação da política de Manuel Fonseca, antigo director de programas do canal. Com a estreia do novo formato matinal, Francisco Penim põe termo a ‘Iô-Iô’, o único espaço infantil emitido, durante a semana, nas três principais estações generalistas.

Com ‘Iô-Iô’, a SIC vinha registando, em 2006, uma audiência média de 38 mil espectadores contra 123 mil do ‘Bom Dia Portugal’, na RTP 1, e 85 mil do ‘Diário da Manhã’, da TVI.

A equipa do ‘Programa da Manhã’ está confiante no sucesso do novo formato. No entanto, recorde--se que o ‘Diário da Manhã’, da TVI (com Henrique Garcia e Júlia Pinheiro), já explorou um formato idêntico e acabou por reformulá-lo devido à fraca adesão dos portugueses.

TROCA É DESAFIO PROFISSIONAL

Vanessa Oliveira trocou a TVI pela SIC pelo desafio profissional. “Aprendi imenso com as reportagens ligadas à ‘Quinta das Celebridades’, mas, agora, precisava de um evolução na minha carreira.” E o ‘Programa da Manhã’ é o espaço ideal para se “valorizar profissionalmente”: “Terei de dar mais de mim e explorar outros géneros jornalísticos.” Mas, “para já”, não encara a possibilidade de passar para o campo da Informação.

A entrada no ‘Programa da Manhã’ da SIC obrigou Vanessa a “refazer a vida”. Com o início da emissão agendada para as 07h00, Vanessa tem de se apresentar em Carnaxide por volta das 04h00. Mas a apresentadora diz ser “grande adepta de mudanças” e encarou a mudança tranquilamente. “É uma questão de habituação. Desde há uma semana que me ando a deitar às 18h00”, confessa.

COMBATER A ROTINA

Para evitar que o programa caia na rotina e de forma a diferenciar-se da concorrência, o ‘Programa da Manhã’ quer evitar as rubricas fixas. As excepções são as notícias, a revista de Imprensa e ‘Capas e Caras’.

‘CAPAS E CARAS’

Diariamente, Vanessa Oliveira revela aos portugueses os principais destaques da Imprensa cor-de-rosa.

‘SENTIDO CONTRÁRIO’

O objectivo é apresentar portugueses com hábitos que contrariem a rotina habitual do povo português, como, por exemplo, o trabalho nocturno.

‘CAFÉ COM...’

O ‘Programa da Manhã’ toma o pequeno-almoço com uma personalidade nacional, mostrando ao público como ela desperta.

BASTIDORES DA NOTÍCIA

Pontualmente, a revista de Imprensa será valorizada com a presença de um repórter que explicará de que forma conseguiu determinada manchete.

FECHO DO JORNAL

Em mais uma rubrica pontual, o ‘Programa da Manhã’ apresenta uma reportagem onde acompanha o director de um jornal durante o fecho. Vítor Serpa, director do desportivo ‘A Bola’, é, depois de amanhã, o primeiro.

BOLSA E TRÂNSITO

A SIC pretende fazer um programa para todo o País, pelo que estes temas, considerados urbanos, não integram o alinhamento habitual do programa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8