page view

Grupo de Soares dos Santos leva notícia falsa às autoridades

Imagem do antigo presidente da Jerónimo Martins está a ser usada em conteúdos sobre a criptomoeda.

09 de agosto de 2019 às 09:03

Uma notícia falsa que corre no Facebook e que tem o antigo líder da Jerónimo Martins (dona do Pingo Doce), Alexandre Soares dos Santos, como protagonista está a ser investigada pelas autoridades.

Em causa está um texto, cujo autor aparece identificado como Rui Pinto, que afirma que o empresário, de 83 anos, investiu 850 milhões de euros num "novo projeto" - o Bitcoin Trader - para "mudar a economia portuguesa". Intitulada ‘Bilionário volta a Portugal com o seu mais recente projeto’, a falsa notícia contém várias outras informações incorretas: atribuí a Soares dos Santos uma fortuna de 13,7 biliões de euros - quando, segundo o último ranking da Forbes - este tem 3554 milhões de euros; inclui citações do empresário que nunca existiram; e afirma ainda que o antigo presidente da Jerónimo Martins esteve no ‘Você na TV!’, da TVI, para falar sobre o projeto.

Mas, mais uma vez, há uma incoerência: é apresentada uma citação de Cristina Ferreira (que apareceu pela última vez no formato no verão de 2018), que teria sido proferida nesta emissão. Na caixa de comentários são ainda mostrados depoimentos que incentivam ao investimento no projeto.

O CM sabe que a Jerónimo Martins tem reportado a situação às autoridades, ao Facebook e aos sites que alojam este conteúdo.

Alexandre Soares dos Santos não é a primeira figura pública a ser envolvida em falsas notícias que incentivam ao investimento na criptomoeda: o mesmo já aconteceu com Marcelo Rebelo de Sousa, Bruno de Carvalho e José Mourinho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8