page view

Terceira semana do Mundial 2006 sorri à SIC

Jogos pela frente são escassos para grandes rasgos de audiências.

30 de junho de 2006 às 00:00

A SIC apenas conseguiu conquistar a posição de canal mais visto na terceira semana do Mundial 2006, o que não acontecia desde 28 de Março de 2005. Esta evolução, no entanto, é insatisfatória para o canal que assegurou a transmissão em sinal aberto dos jogos participados por Portugal num lote de 13 ou 14 encontros. Embora nas duas primeiras semanas tenha subido de terceiro para segundo lugar (de onde estava afastado desde Fevereiro), a estação de Carnaxide mostra não dispor de fôlego suficiente para ultrapassar a TVI no ‘share’ global de Junho.

Para o bom resultado da semana de 19 a 25 de Junho (30,4% de ‘share’ contra 28,4% da TVI) contribuiu decisivamente a transmissão de um maior número de desafios (quatro), metade dos quais com a participação da Selecção Nacional (contra o México e a Holanda).

Este cenário poderá ainda repetir-se na última semana do Mundial (3 a 9 de Julho), no caso de Portugal disputar o terceiro ou quarto lugares. Mesmo indo à final, serão apenas três os jogos que serão transmitidos pela SIC, dois dos quais com a Selecção portuguesa. Em compensação, o entusiasmo que causará a participação na final é susceptível de fazer subir as audiências. Trata-se de uma mera hipótese, que a experiência passada não permite encarar com muito optimismo.

Com efeito, no Euro’2004, o número de espectadores que assistiram à final disputada entre Portugal e a Grécia (3 567 300) foi inferior aos dos que viram Portugal-Holanda (3 871 300) e Portugal-Inglaterra (3 691 500). Em compensação, as horas a que se realizarão as transmissões (fins de tarde) são favoráveis a elevadas audiências, no caso de Portugal vencer a Inglaterra. A SIC veria assim superada a dificuldade com que se deparou no Portugal-México, no passado dia 21 (quarta-feira), traduzida na magra audiência média de 1 754 200 espectadores, devido à hora a que a transmissão começou (14h52).

O pior cenário concretizar-se-á no caso de Portugal ficar pelo caminho amanhã, dia 1. Até agora, o jogo do Mundial 2006 em que Portugal não entrou, que mais audiência conseguiu, foi o Japão-Brasil (1 617 900 espectadores).

Nas três primeiras semanas do Mundial 2006, a RTP 1, que desde Fevereiro é o segundo canal mais visto, caiu para a terceira posição. Esta evolução contrasta com a vivida pela estação pública no Euro’2004, em que assumiu a liderança duas semanas. Naquela taça, disputada em Portugal, a RTP 1 transmitiu quatro dos seis jogos de Portugal.

PORTUGAL-HOLANDA: 80,7 DE ‘SHARE’

O jogo mais visto até à data do Mundial 2006 opôs as equipas de maior audiência do Euro’2004.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8