page view

UM TESTE À NAÇÃO...

No próximo dia 11 de Maio - antes do “Jornal Nacional”, a TVI propõe-se fazer um teste à Nação e descobrir o Q.I. (Quociente Intelectual) tal como se estivesse num psicólogo. O objectivo é saber quem é mais inteligente: se os homens ou as mulheres, se as loiras ou as morenas, se os tripeiros ou os lisboetas.

17 de abril de 2003 às 00:01

A nova aposta da estação, “Quem É Mais Inteligente?”, tem apresentação de Teresa Guilherme e Júlio Magalhães. O concurso é, segundo José Eduardo Moniz (director-geral da TVI), “o grande evento do ano em televisão” com “a melhor apresentadora portuguesa” e com “um sobredotado e multifacetado jornalista”.

Com perto de quatro horas de duração, “Quem É Mais Inteligente?” vai ser transmitido em directo através dos estúdios da TVI , numa mega-produção, que envolve 160 participantes, mais dez convidados VIP que testarão também o seu grau de inteligência.

“É um programa de entretenimento, mas muito sério, com grande rigor científico, já que estarão também em estúdio quatro psicólogos. Não é um teste de cultura geral. Toda a gente pode participar”, adianta Teresa Guilherme, que assim regressa à televisão, depois da segunda edição de “Big Brother Famosos”.

“Não há prémios, é uma forma das pessoas matarem a curiosidade em relação à inteligência”, sublinha Júlio Magalhães, acrescentando que “é o programa mais interactivo de sempre na história da televisão portuguesa”.

QUATRO TEMAS

O concurso divide-se em quatro categorias de perguntas - Linguagem e Memória, Lógica, Cálculo e Técnico-Espacial.

Entretanto, há diversas formas para participar no programa: através da Internet, por SMS ou a partir da televisão interactiva.

Quem usar a Internet, no ‘site’ exclusivo do programa, na noite da emissão, faz o teste ao mesmo tempo que este é apresentado na TVI. No final, o seu QI é calculado e enviado para o próprio por ‘e-mail’. Na segunda fase do programa, onde darão as respostas, verifica-se o QI do País.

Quem preferir a via SMS pode responder e receber no telemóvel o seu próprio QI. Este serviço vai estar disponível no número 4444 e no dia do programa serão dados os códigos e instruções para participar.

Quanto aos telespectadores com acesso à TV interactiva podem participar através da set-top-boxz. Tal como na Internet, é preenchido um formulário e, no dia, o teste de QI é feito em simultâneo com a emissão. Estes resultados contarão para a estatística nacional.

Em casa, pode jogar-se com o cartão QI que permite a avaliação do QI individual e comparação com amigos e familiares.

’CUENTA-ME...’ ENTRE TVI E RTP

A polémica em torno da ficção espanhola “Cuenta-me Como Pasó” continua. A TVI volta a sublinhar ser a detentora dos direitos para transmitir em Portugal. A RTP, por seu turno, apresentou, na semana passada, a intenção de produzir o mesmo projecto, através da produtora Fábrica de Imagens, que, por sua vez, assegura ter um contrato assinado com a produtora espanhola Ganga, detentora dos direitos.

Mas José Eduardo Moniz afirma ter sido ele próprio a fechar o negócio com a TVE “há cerca de um ano”. “Já sabia desta situação com a RTP”, avançou.

A questão é que, segundo Margarida Vitória Pereira daTVI, “a TVE é que detém os direitos de venda da série”. “Ao que se sabe, terá sido a produtora Ganga (com que eles trabalham) que terá falado com a Fábrica de Imagens a propor o ‘Cuenta-me Como Pasó’. Mas é a TVE que pode vender. A estação espanhola esclareceu- -me a situação no MIPCom e tem, inclusive, uma carta da Ganga a autorizar a venda dos direitos. A TVE vendeu à TVI, até porque tem um litígio com a RTP”, diz.

Também a Fábrica de Imagens mantém a sua versão. O produtor José Carvalhosa refere: “Estamos a clarificar o problema com Espanha, pois como é a Semana Santa há algumas pessoas que não estão a trabalhar. Mas neste momento, os direitos são nossos, há papéis assinados com a Ganga. A TVI deve estar com as melhores das intenções, mas a situação tem de ser resolvida entre os espanhóis”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8