'Ídolos': Duelo final às dez da noite
Diana Piedade e Filipe Pinto encontram-se no palco de ‘Ídolos’ para saber qual deles vai estudar música em Londres.
As horas de sono foram poucas e os nervos muitos. Na véspera da grande final do concurso da SIC ‘Ídolos’, Diana Piedade e Filipe Pinto tentaram fintar a ansiedade da melhor forma que podiam. Enquanto a jovem algarvia passou a noite ao computador, a trocar mensagens com fãs no Facebook, Filipe descontraiu no jacuzzi do seu hotel.
Os finalistas da terceira edição de ‘Ídolos’ encontram-se hoje, às 22h00, na última gala do programa, e para ajudar à conquista da vitória, que permite um curso de seis meses numa escola de música em Londres, contam com o apoio dos fãs. De São Mamede de Infesta (Matosinhos) vêm dois autocarros cheios de pessoas dispostas a torcer por Filipe, enquanto em Lagos, terra natal de Diana, foram espalhados cartazes de apelo ao voto. 600 admiradores vão juntar-se à noite junto ao Centro Cultural.
As votações telefónicas estão abertas desde a última gala de ‘Ídolos’ e só encerram depois de os finalistas subirem ao palco, onde irão interpretar as canções com que brindaram o júri no casting: Filipe com ‘Betterman’, dos Pearl Jam, e Diana com ‘Mercy’, de Duffy.
Para o fim da noite estão preparadas mais surpresas, com Laurent Filipe a deixar a cadeira de jurado para acompanhar os finalistas ao trompete, no dueto ‘Summertime’. De igual modo actuarão sete concorrentes que não chegaram à final.
Ansiosos pela revelação do vencedor, os jovens não escondem que já foi uma vitória terem chegado à final, mas não deixaram de apelar ao voto. E foram bem-sucedidos. Entre os fãs de Filipe numa clínica do Porto, onde 1500 prometem festejar à noite, estima-se que mais de três de mil votos tenham caído no número telefónico do jovem, enquanto Diana conta com os 90 mil fãs que angariou no Facebook para chegar à vitória. Hoje, por volta das 00h45, já haverá um vencedor.
PERFIS
DIANA PIEDADE
Aos 24 anos, a natural de Lagos foi vocalista da banda Duck. Viveu em França, onde concorreu à edição gaulesa de ‘Ídolos’.
FILIPE PINTO
Tem 21 anos e vem de São Mamede de Infesta, onde integrou uma banda de garagem. Estuda Engenharia Florestal.
FAMILIARES EM PESO NA PLATEIA
Além dos fãs, Filipe Pinto e Diana Piedade contam hoje com o apoio da família, que não quer deixar de estar presente na derradeira gala.
A torcer pelo jovem de São Mamede de Infesta está a mãe, Goreti Pinto, que, apesar de desejar a sua vitória, admite que não está preparada para a consequência: 'Ele merece tanto isto. Vai ser é muito complicado se ele for para Londres, mas sei que se as saudades apertarem apanho um avião e vou logo para lá.'
Ainda não é certo se Diana terá na plateia a mãe, residente no Funchal, mas conta com o apoio incondicional da tia, a jornalista Maria João Silveira, e dos habitantes de Lagos, onde já o avô era conhecido pelo talento para o fado.
EX-CONCORRENTE COM MAIS SUCESSO NÃO FOI VENCEDORA
Para Luís Jardim, presidente do júri das primeiras duas edições de ‘Ídolos’, os portugueses preferem as histórias de vida tristes ao talento dos candidatos. O mesmo não pensa quem até aqui já ganhou.
Nuno Norte ganhou a primeira edição do programa da SIC, em 2004. Tinha 26 anos e fama de cantor de rua. Aos 32 anos tem uma banda e produz outras. Vive da música e tem pronto o segundo disco, a editar ainda este ano.
Também cantor profissional há cinco anos é o vencedor da segunda edição, Sérgio Lucas, até então carpinteiro. Hoje, aos 33 anos, tem um segundo disco pronto, que será lançado em Março, apesar de lamentar a falta de apoio que se seguiu à vitória.
Luciana Abreu participou na mesma edição do concurso de talentos da SIC. Conhecida em 2005 por ‘Borboleta’, não chegou sequer perto da final, mas isso não a impediu que alcançar o sucesso graças à telenovela infanto-juvenil ‘Floribella’. Actualmente participa noutra telenovela, ‘Perfeito Coração’, também da SIC.
SIC GARANTE UMA NOVA EDIÇÃO
'A SIC vai, garantidamente, fazer outra edição de ‘Ídolos’. Mas não decidimos quando. Não é provável que seja este ano', disse ao CM o director de Programas, Nuno Santos. A edição que hoje termina teve os melhores resultados de sempre. 'Teve melhores resultados de facto, e foi programada às 22h00, onde há menos audiência. Criou forte dinâmica, soube potenciar emoções e não apenas mostrar os ‘cromos’. Encontrou e desenvolveu talento.'
PORMENORES
RECORDAR AOS CEM
Tímido e emotivo, Filipe Pinto confessa que o conjunto de emoções que sentiu 'ao longo destes dois meses é algo que fica na memória e que vou recordar quando tiver cem anos'.
UMA LOUCURA
Observadora, Diana sublinha o carinho do público: 'É incrível ver as pessoas, de qualquer idade, na rua a dar-nos os parabéns. É tudo muito saudável, porque vêm ter comigo para enviar beijinhos aos Filipe.'
EX-AUTARCA APOIA FILIPE
Para apoiar Filipe Pinto desde o início do programa, Narciso Miranda, ex-autarca de Matosinhos, e a clínica Labmed gastaram cerca de 7000 euros só em viagens de autocarro para os fãs. Em chamadas para votar no jovem, a clínica gastou ainda 2100 euros e mais 7000 euros em publicidade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt