Neto de Pinto da Costa lança livro e defende memória do ex-presidente do FC Porto

Nuno Pinto da Costa anuncia o lançamento de 'Azul Depois do Fim', numa clara continuação do livro publicado pelo avô meses antes da sua morte.

25 de agosto de 2025 às 16:43
Pinto da Costa com a mulher, Cláudia Campo, e o neto Nuno Foto: DR
Nuno, neto de Pinto da Costa
Quim Barreiros e Nuno Pinto da Costa Foto: Ricardo Jr

1/3

Partilhar

Desde a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, no início do ano, ficou claro que o neto Nuno, e não o filho Alexandre, com quem o antigo presidente estava de relações cortadas, seria o responsável por dar continuidade ao legado do antigo presidente do FC Porto. Prova disso é que o eterno líder dos dragões deixou a Nuno Pinto da Costa os direitos de utilização do seu nome, demonstrando confiança na capacidade do neto de honrar a sua memória.

Apesar da juventude, Nuno Pinto da Costa não tem hesitado em assumir o desafio. Nos últimos seis meses, destacou-se como figura crítica à gestão de André Villas-Boas, começando pelas redes sociais. Ao estilo direto que marcou o avô, afirmou: "Ninguém sabe qual é o projeto desportivo de Villas-Boas porque ele só fala de contas. Porque interessava entrar pelo campo financeiro, porque era o único campo em que poderiam atacar a direção que tudo ganhou."

Pub

Mas a atuação do neto do ex-presidente do FC Porto não se limita às redes sociais. Nuno Pinto da Costa anunciou o lançamento do livro 'Azul Depois do Fim', título que sugere continuidade do trabalho iniciado pelo avô meses antes da sua morte, 'Azul Até ao Fim'. Segundo o 'Jornal de Notícias', o livro visa defender o bom nome de Pinto da Costa e promete abordar as principais polémicas que têm marcado o clube desde a saída do ex-presidente, hoje sob a direção de André Villas-Boas.

Nuno Pinto da Costa é fruto do primeiro casamento de Alexandre Pinto da Costa, filho mais velho de Pinto da Costa com Marisela. A união durou 16 anos e terminou em litígio, incluindo uma denúncia por violência doméstica e uma batalha judicial pela guarda de Nuno e da irmã Maria.

Pub

Enquanto o filho se distanciou do clube e acumulou desavenças com o pai, o neto surgiu como uma figura nova, determinada a honrar a memória de Pinto da Costa. "O Nuno cresceu no Dragão, viveu muito o clube ao lado do avô e tem aquela paixão genuína da juventude, ainda muito desprendida de interesses. Pinto da Costa viu nele, de alguma forma o futuro, e não foi por acaso que lhe deixou o que considerava mais precioso: os direitos do seu nome. Deixou-lhe este legado porque tinha confiança naquilo que ele, um dia, seria capaz de fazer", revelou uma fonte próxima à família.

Além disso, Nuno Pinto da Costa tem demonstrado maturidade ao rodear-se de pessoas estratégicas, mantendo relações estreitas com antigos braços-direitos de Pinto da Costa, como Vítor Baía.

Pub
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Nuno Pinto da Costa (@nunopintodacosta)

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar