page view

João Cotrim de Figueiredo responde a Manuela Moura Guedes: "Lembra-se de coisas que não aconteceram"

O candidato à Presidência da República reagiu às acusações da antiga jornalista, garantindo que as declarações "não correspondem à verdade".

17 de outubro de 2025 às 11:14

Depois das duras críticas de Manuela Moura Guedes, o candidato à Presidência da República, João Cotrim de Figueiredo, decidiu reagir publicamente às acusações feitas pela antiga jornalista.

Em causa estão declarações de Manuela Moura Guedes, que, nas redes sociais, acusou o antigo diretor-geral da TVI de ter sido "um pau mandado dos espanhóis", "de ter mandado a liberdade de imprensa para as urtigas" e de a ter "obrigado a rescindir contrato com a TVI", numa fase difícil da sua carreira.

Em resposta, o ex-líder da Iniciativa Liberal garante que as acusações "não correspondem à verdade". "Quando assumi funções como diretor-geral da TVI, em abril de 2010, o Jornal Nacional, apresentado por Manuela Moura Guedes, já tinha sido suspenso e a jornalista encontrava-se de baixa médica desde setembro de 2009", afirmou Cotrim de Figueiredo, sublinhando que lhe foi transmitido pela direção de Informação que "não estavam reunidas condições mínimas" para o seu regresso.

O eurodeputado acrescenta ainda que a própria Manuela Moura Guedes terá elogiado a sua postura na altura. "Quinze anos depois, MMG evidencia lapsos de memória incompreensíveis: lembra-se de coisas que não aconteceram e esquece-se das que efetivamente ocorreram", declarou. "Nunca existiu qualquer subserviência da minha parte aos acionistas espanhóis, o que se comprova pelo facto de eu próprio ter deixado a TVI incompatibilizado com esses mesmos acionistas."

A troca de palavras entre os dois surgiu depois de João Cotrim de Figueiredo ter sido convidado do programa 'Dois às 10', da TVI, onde foi elogiado por Cristina Ferreira pela sua postura enquanto dirigente da estação de Queluz de Baixo. As declarações de Manuela Moura Guedes foram publicadas pouco depois da emissão, reacendendo um episódio que remonta há mais de uma década.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8