page view

José Cid: “Paro quando o público me virar as costas”

O cantor convidou a ‘Vidas’ para assistir ao ensaio do concerto 'Deus Inventou o Rock', no espaço Music Station, em Lisboa, onde estava também a mulher e a filha. Gabriela Carrascalão, de 75 anos, é ‘camera woman’ e Sofia, de 59, escreve alguns dos poemas das músicas do pai.

19 de maio de 2024 às 14:00

Aos 82 anos, José Cid continua a arrastar dezenas de fãs e não dispensa, na sua equipa, a mulher Gabriela Carrascalão, que filma, fotografa e coloca as imagens nas redes sociais. "Não estaria aqui se não fosse para trabalhar", explica Gabriela, que se faz valer das suas competências académicas para promover o trabalho do marido.

"Eu nunca lhe pedi nada mas ela quer e adora. Passa horas à volta do computador a tratar das minhas coisas. Apesar de já estar reformada continua a trabalhar e fá-lo por prazer", esclarece José Cid, sublinhando que a mulher não só pertence à equipa dele como também trata da agenda e outros afazeres como as viagens, contactos com as autarquias e pedidos.

"A Gabriela é acima de tudo minha mulher mas também é a ‘camera woman’ dos meus concertos e, adora! Ela não vinha para trabalhar, vinha para estar comigo e, de repente percebeu que eu tinha uma obra musical que desconhecia e que tinha de ser cuidada", diz. E elogia: "Casei-me com uma princesa timorense".

Foi Gabriela quem começou a lançar Cid nas redes sociais organizando diretos de grande sucesso. O casal complementa-se no amor e no trabalho. Questionada sobre se o marido fica irritado com críticas maldosas, Gabriela é perentória: "Oh! Ele não liga nenhuma a isso", responde a rir. Mas afinal, o que a atraiu em José Cid? "Eu gostava da música e era fixada nele e apesar do Quarteto1111 serem quatro, para mim, só existia um: o José Cid", responde.

Gabriela acompanha tudo o que sai na imprensa sobre o marido: "Leio tudo o que escrevem sobre ele. Há coisas que gosto, outras que não gosto e há até algumas coisas desprezíveis que só mostram a enorme falta de respeito que alguns jornalistas têm por autores portugueses de renome. Acho que vai da educação de cada um"

Enquanto Cid e os músicos ensaiavam no palco para o concerto no Music Station, a filha do cantor, Sofia, aproveitava a vinda do pai a Lisboa para o visitar, apoiar e fazer fotografias. "Sempre que posso estou com ele e com a Gabriela", diz. José Cid fala da filha com um carinho muito particular. Sofia é a única filha de Cid, fruto do primeiro casamento, "a menina de quem eu era o cuidador", diz o músico. Mas a relação pai e filha já chegou também ao trabalho e à música. "A minha filha escreve alguns poemas. Já musiquei alguns e eram muito bons", elogia.

Mas afinal qual o segredo para a longevidade de José Cid e da sua carreira? "É simples", começa por responder. Este "é o projeto de uma vida e gosto da minha profissão". Mas não é tudo. Cid considera-se "um caso raro no Planeta", já que "preservou a voz que tinha aos 50 anos"

Porém, também pensa nos seus músicos: "Tenho a responsabilidade de sustentar 20 pessoas. E depois, eu até gosto das viagens cansativas de automóvel, atravessar o país todo, fazer 300 ou 400 quilómetros para cantar aqui ou ali", afirma. O segredo está também no sono, "12 horas seguidas" com uma máscara de oxigénio e água destilada. "Sinto sempre que acordo rejuvenescido, cheio de energia e saúde", acrescenta José Cid.

Quando ao futuro diz apenas: "Não vou parar de trabalhar. Só o farei quando o público me virar as costas mas enquanto tiver concertos de 15 mil pessoas, vou continuar"

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8