Duche de manhã ou à noite já não é o principal dilema. Nova tendência passa por tomar banho no escuro
Jovens nas redes sociais asseguram que tomar banho sem qualquer luz é uma experiência "relaxante". Especialista explica benefícios.
Tomar banho de manhã ou à noite é um dos maiores debates sobre a rotina diária. Por um lado, os defensores do banho matinal garantem que o duche deixa-os com energia para a manhã. Já os apologistas noturnos não conseguem conceber a ideia de ir para a cama com a sujidade do dia. Os mais ambiciosos tomam banho de manhã e à noite, e a conta da água pode comprovar.
No Reino Unido, 42% da população toma banho de manhã, avança o jornal britânico Independent. À medida que mais pessoas têm dificuldades em dormir e até tomam suplementos para ajudar, surge a questão: não seria melhor tomar um banho para relaxar ao final do dia?
Para alguns, pode parecer contraproducente a ideia de levar com água na cabeça e luzes fortes, quando já se tem sono depois do jantar e se podia simplesmente ir dormir. Mas a internet já encontrou uma solução: banhos no escuro. Exatamente aquilo que prometem. Em vez de se tomar banho com a luz ligada, os mais jovens estão a optar por desligá-las por completo nos duches após as cinco da tarde.
"É uma das experiências mais relaxantes que já tive", disse uma pessoa na rede social TikTok. "Sei que tomar banho no escuro parece assustador e pouco seguro, mas confiem em mim, não podem criticar até tentarem. Acabei de ter uma experiência fora do corpo", acrescentou.
A tendência que surgiu nas redes sociais tem algum suporte científico. "Em termos de sono, vários estudos têm mostrado que tomar um duche ou banho morno pode ajudar a melhorar a qualidade de sono e reduzir o tempo necessário para adormecer", explicou Allie Hare, especialista em medicina do sono no Hospital Royal Brompton em Londres, no Reino Unido.
"Isto é provável que esteja relacionado com o efeito do duche morno para reduzir a temperatura corporal", acrescentou Hare. "Tomar um banho em condições de pouca luminosidade pode ajudar a avisar o corpo de que está na hora de dormir, porque a luz fraca é um sinal para a libertação de hormonas-chave para o sono", esclareceu a especialista.
E os benefícios ainda não acabaram. "Tomar banho no escuro ou luz fraca pode provocar relaxamento através do prazer consciente da experiência", disse Hare, explicando o lado relaxante dos duches escuros. "Pode ajudar a desacelerar e desligar antes de dormir, o que também ajuda os indivíduos a adormecer mais rápido", acrescentou.
Se quiser elevar a energia de spa em casa, a especialista recomenda incorporar fragrâncias como lavanda no gel de banho ou óleos. "Uma música suave pode ajudar a acalmar a mente, embora alguns considerem o barulho da água relaxante por si só", afirmou Hare.
Um pequeno aviso antes de experimentar: limpe a área de qualquer perigo que possa fazer com que caia e se magoe. É um banho escuro, não um banho escuro como breu, pelo que a especialista aconselha a ter pelo menos uma fonte de luz suave para evitar a escuridão completa. "A luz fraca não vai interromper a experiência, mas pode evitar acidentes", assegura Hare.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt