page view

Estudos revelam que comer alimentos ricos nestes nutrientes pode ajudar a reduzir o risco de cancro no intestino

Carnes vermelhas e a carne processada estão entre os alimentos que aumentam a probabilidade de ter esta doença.

14 de fevereiro de 2025 às 15:11

Manter uma boa alimentação é um fator essencial para ter uma vida saudável. Estudos recentes revelaram que fazer ajustes na sua dieta pode reduzir o risco de desenvolver cancro no intestino.

As carnes vermelhas e a carne processada estão entre os alimentos que aumentam a probabilidade de ter esta doença. Por outro lado, existem alimentos que podem ter o efeito oposto.

De acordo com o The Mirror, a investigação publicada na revista Nature Communications, sugere que o consumo regular de alimentos e bebidas ricos em cálcio está associado a um menor risco de cancro no intestino.

O estudo, que analisou dados de mais de 542 mil participantes, revelou que as pessoas que consumiam leite, iogurte e alimentos que incluíam os nutrientes riboflavina, magnésio, fósforo e potássio pareciam ter um menor risco de cancro no intestino.

As pessoas que ingeriam o equivalente a um copo de leite por dia, ou 300 miligramas de cálcio, tinham um risco 17% menor de contrair a doença.

Segundo Keren Papier, investigadora principal do estudo, "o cálcio pode proteger contra o cancro do intestino ligando-se aos ácidos biliares e aos ácidos gordos livres para formar um tipo de "sabão" inofensivo, que os impede de danificar o revestimento do intestino".

Também os alimentos ricos em fibras, como legumes, cereais integrais e nozes, podem proteger contra a doença. Um estudo publicado na revista Nature Metabolism analisou as razões que explicam este facto.

De acordo com o The Mirror, que cita o estudo, "quando as bactérias intestinais decompõem as fibras vegetais no intestino, produzem dois tipos de moléculas chamadas ácidos gordos de cadeia curta que podem ser responsáveis por manter o cancro afastado".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8