O e-commerce em 2024 já é um dos pontos de atenção entre os empreendedores digitais. Afinal, este é um dos setores que mais crescem no mundo, especialmente após a crise da Covid-19, que acelerou a digitalização dos hábitos de consumo.
29 de abril de 2024 às 10:18Segundo a ACEPI, o volume de negócios do comércio eletrónico em Portugal atingiu quase 130 milhões de euros em 2022. Mas quais são as tendências que vão moldar o futuro do e-commerce no próximo ano? E como os empreendedores se podem preparar para aproveitar as oportunidades que esse mercado oferece? Para responder a estas perguntas, é preciso analisar o que os especialistas estão a prever para o e-commerce em 2024. Ademais, aproveitar dicas para se destacar da concorrência e conquistar mais clientes.
Uma dessas dicas é usar estratégias eficazes e ferramentas simples e gratuitas, como o CapCut Online, que pode ser de grande ajuda na aplicação das campanhas de marketing digital.
Para entender melhor o comportamento do consumidor de e-commerce e, consequentemente, o que esperar para o comércio online em 2024, a Opinion Box, especialista em pesquisas de mercado, realizou uma pesquisa exclusiva com a Octadesk, uma plataforma de atendimento conversacional para vendas, comércio e suporte.
Assim, com base nos dados obtidos e previsões especializadas, ao analisar como serão os consumidores no ano de 2024, a WSGN (empresa focada em entender o consumidor) destacou quatro perfis de consumidores mais relevantes:
Para atender a estes diferentes perfis de consumidores, os e-commerces precisam de oferecer soluções personalizadas que tenham em conta as suas necessidades, preferências e expectativas.
Além disso, é necessário investir numa comunicação eficaz que crie conexão e engajamento com o público-alvo.
Outra tendência que vai impactar o e-commerce em 2024 é a diversificação dos meios de pagamento e a preocupação com a segurança. Isto ocorre porque os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem ter opções de pagamento que sejam convenientes, ágeis e seguras. Portanto, os e-commerces devem oferecer alternativas como:
Além de oferecer esses meios de pagamento, os e-commerces devem garantir a segurança das transações, pois esse é um fator que influencia nas decisões de compra dos consumidores. Para isso, é importante ter plataformas confiáveis que possuam certificados de segurança, criptografia de dados, selos antifraude e de confiança.
Uma das formas mais eficazes de se destacar no e-commerce em 2024 é recorrer a vídeos para atrair e converter mais clientes. Afinal, os vídeos são conteúdos que chamam a atenção, geram emoção e aumentam a confiança do consumidor.
Segundo uma pesquisa do Getty Images, banco de material audiovisual para fins publicitários, 65% das pessoas preferem consumir conteúdo de marca em vídeo.
Os vídeos podem ser utilizados para:
Para criar vídeos de qualidade para o seu e-commerce, não precisa de equipamentos caros ou profissionais especializados. Pode usar o CapCut Online, um editor de vídeo online gratuito, que permite criar vídeos incríveis de forma simples e rápida.
Esta plataforma oferece várias funcionalidades para o ajudar a alavancar as suas vendas no e-commerce, tais como:
Com o CapCut Online, pode criar vídeos para qualquer finalidade, seja para publicidade, marketing, educação ou entretenimento. Também é possível editar os vídeos diretamente no navegador sem ter de descarregar nenhum software ou programa. Isso porque o CapCut é 100% baseado na web.
Posto isto, se quer aproveitar o bom momento do e-commerce em 2024, comece a investir nestas estratégias. E para usar vídeos nas suas campanhas, conte com o CapCut Online.
Este conteúdo foi produzido integralmente por Vejapixel.