Suinicultores protestam contra crise no setor
Manifestação na zona da Benedita, Alcobaça.
Mais de uma centena de suinicultores concentraram-se, ao início da tarde desta terça-feira, na zona da Benedita, Alcobaça, num plenário em protesto contra a situação do setor e decidiram rumar a Rio Maior para uma arruada.
"Queremos chamar a atenção para aquilo que consideramos um abuso das empresas distribuidoras, que continuam a colocar no mercado produto não português", disse à Lusa João Correia, um dos suinicultores participantes na concentração.
Em causa está a dificuldade em escoar a carne de suíno quando "Portugal se mantém como um país importador", afirmou João Correia, considerando tratar-se de "um logro em torno da marca Portugal".
De acordo com este empresário, o setor registou nos últimos quatro meses uma quebra de 30%, o que leva a "temer o fecho de muitas empresas".
O setor é responsável por 200 mil empregos e o suinicultor estima que, "a manter-se esta situação", 50 mil pessoas corram risco de desemprego.
Os suinicultores têm feito várias ações de protesto para chamar a atenção para a crise do setor, tendo-se concentrado às 15:15 junto à empresa Carnes Nobre, onde os aguardava um forte dispositivo da GNR.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt