page view

"Dicionário" para computadores criado em Coimbra vence prémio internacional

Wordnet, desenvolvido pelo investigador Hugo Gonçalo Oliveira, da Universidade de Coimbra, vai ajudar computadores a perceberem melhor a língua portuguesa.

14 de julho de 2014 às 12:23

Uma espécie de dicionário para ser utilizado por computadores -- WordNet --, desenvolvido pelo investigador Hugo Gonçalo Oliveira, da Universidade de Coimbra (UC), venceu o prémio de Melhor Tese de Doutoramento numa competição internacional.

O "dicionário" para "ajudar os computadores a perceberem melhor a língua portuguesa" conquistou a distinção atribuída no âmbito da 11.ª International Conference on Computational Processing of Portuguese (PROPOR 2014), que irá decorrer na Universidade de São Carlos, em São Paulo (Brasil), entre os dias 06 e 08 de outubro, anunciou hoje a UC.

Na prática, o trabalho premiado pela PROPOR 2014 ("o principal evento internacional na área do processamento computacional da língua portuguesa"), permite que "os computadores entendam mais de português", explicita a UC.

Para os computadores compreenderem a língua dos humanos são necessárias "várias ferramentas complexas que os 'ensinem'", sublinha a UC, indicando que "uma dessas ferramentas é precisamente a WordNet".

A WordNet é "uma base de dados lexical que organiza as palavras de acordo com os seus possíveis sentidos" (estão para as máquinas como os dicionários estão para os humanos) e serve para "o computador compreender o que está escrito, no caso em português", esclarece Hugo Gonçalo Oliveira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8