Portugal venceu a anfitriã França por 1-0.
Milhares de pessoas marcaram esta segunda-feira presença no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para saudar a seleção portuguesa de futebol, que no domingo venceu o Euro2016, ao vencer a anfitriã França por 1-0, após prolongamento.
Em autêntico clima de euforia, com bandeiras, cachecóis e buzinas, a festa impera no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, enquanto se espera pela equipa das 'quinas'.
O cântico "Campeões Olé" e o hino nacional, assim como algumas composições aludindo a Rui Patrício e Éder, a par de Cristiano Ronaldo, são audíveis nas imediações do aeroporto.
Os adeptos presentes perfazem um autêntico roteiro por Portugal e restante Europa, como é o caso de Cristiana Vital, residente em Paris, que aproveita as férias para marcar presença Cristiana Vital na primeira fila da espera aos novos campeões europeus.
"Foi muita emoção, vibrámos com eles [jogadores], foi um grande jogo e chorámos mesmo. Esperamos que continuem assim e mostrem que somos grandes. Foi o que aconteceu ontem [no domingo] e calámos a boca a muita gente", sublinhou.
A jovem portuguesa deixou críticas aos adeptos franceses pela forma como menosprezaram a seleção das 'quinas' e mostrou satisfação por Portugal ter derrotado os gauleses na final.
"É um orgulho ser portuguesa e eles precisam mesmo que lhe mostre que estamos orgulhosa deles. A voz ficou no Terreiro do Paço porque gastámos tudo o que tínhamos e não tínhamos. Tenho orgulho de poder calar a boca aos franceses. Fomos muito criticados e senti orgulho em ver os franceses a chorar porque sentiram na pele o que nós sentimos no Euro2016 todo", disse.
Da Alemanha veio mais um emigrante emocionado, que percorreu cerca de 2.500 quilómetros para festejar a conquista dos comandados de Fernando Santos.
"Estou na Alemanha, fiz 2.500 quilómetros para festejar a nossa vitória. Festejei os quartos de final com a Croácia no meio de Paris, festejei em Coimbra o jogo com País de Gales e hoje estou aqui para receber a nossa seleção", referiu.
Já com as lágrimas a correrem-lhe pelo rosto, José Costa explicou que longe do seu país o sofrimento e ansiedade aumentam.
"Aqui podem sofrer, mas lá [na Alemanha] sofremos muito mais. Tenho uma dor muito maior pelo que dizem de nós. Somos pequeninos mas somos muito grandes. Agora é arrasá-los até mais não quando chegarmos à Alemanha. Vamos deitá-los abaixo e não há ninguém que me vá parar agora", reiterou.
Por fim, o emigrante luso elogiou Éder pelo golo marcado na final e que deu a vitória.
"O Eder está lá e fez o seu dever. O único avançado que fez o seu dever. Entrou na final e marcou o golo da nossa vitória", frisou.
Com as cores portuguesas da "cabeça aos pés", Valdemar Baganha viajou de Viana do Castelo e considerou a conquista de Portugal uma "lição" pois "enquanto há jogo há esperança".
"Á vitória é uma lição para os clubes, pois enquanto há jogo há esperança. Tive sempre esperança, viva Portugal e todos os portugueses. O Ronaldo foi herói, foi o salvador de Portugal. Viva Ronaldo e toda a equipa. Os que disseram mal de nós estão a chorar. Viva a nação portuguesa", vincou.
Valdemar Baganha deixou também muitos elogios a todos os portugueses espalhados pelo mundo.
"Já estive presente em 2008 para esperar uma seleção, foi uma grande festa e hoje é três vezes maior. Portugal é o melhor do mundo, o Ronaldo, e todos os portugueses espalhados pelo mundo que derramaram sangue suor e lágrimas", concluiu.
Depois de aterrar no aeroporto da capital portuguesa, que ocorreu às 11:40, a seleção lusa vai viajar em dois autocarros panorâmicos rumo à residência oficial do Presidente da República, em Belém, onde a chegada está prevista para as 13:15.
De seguida, os novos campeões europeus vão dirigir-se ao 'Futebol Park', na Alameda Dom Afonso Henriques, onde, segundo um programa que ainda não estipulava hora para esta ação, os jogadores vão dirigir algumas palavras aos portugueses.
A viagem entre Belém e a Alameda contempla passagens pelas avenidas da Índia, 24 de Julho, Infante Santo, pelo Largo do Rato, pela Praça do Marquês de Pombal, pela Avenida da Liberdade, seguindo depois, pelo Rossio e pela avenida Almirante Reis.
Portugal sagrou-se no domingo campeão da Europa de futebol pela primeira vez na história, ao vencer na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, com um golo de Éder, aos 109 minutos, no Stade de France, em Saint-Denis.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.