Proposta passa por juntar a família e amigos fora de portas neste dia tão especial. A oferta é variada.
1 / 8
O Natal é sinónimo de família, presentes e união à mesa. Depois da azáfama e do trabalho na cozinha para preparar a noite de Consoada, a manhã do dia seguinte é passada de novo entre panelas e fogão não se afigura a mais agradável.
Deste modo, nestas páginas apresentamos um conjunto de sugestões de restaurantes abertos no dia 25. Em Lisboa, no Porto, na zona Centro, no Alentejo e Algarve há espaços que estão a trabalhar para um almoço de Dia de Natal diferente. Tenha, no entanto, a atenção de que uma marcação é necessária para evitar o dissabor de chegar ao restaurante com a família e não ter uma mesa disponível. Bom apetite e divirta-se.
Bifes e marisco
A pensar nas tradições desta quadra, os restaurantes do Grupo Portugália abrem portas com menus exclusivos. As cervejarias Portugália da Almirante Reis, Cais do Sodré, Belém e Alvalade estão abertas ao almoço de dia 25, bem como dia 1 de janeiro. O bife com molho especial ou o bacalhau assado no forno fazem as ‘honras’. Também o marisco ganha protagonismo, sempre com uma cerveja por perto.
A Cervejaria Ribadouro também cumpre os requisitos e abre no Dia de Natal, bem como serve jantar dia 31 e almoço no dia 1. Quem é amante de marisco tem aqui uma solução. Já a Cervejaria Trindade, no Chiado, oferece os sabores habituais. Funciona entre as 12h00 e as 17h00.
La Brasserie de L’Entrecôte, de inspiração francesa, apresenta um menu com o Entrecôte com Molho Brasserie e batata frita à francesa. Estão abertas os restaurantes do Chiado e do Parque das Nações.
Já o Boa-Bao, no Largo Rafael Bordalo Pinheiro, promete uma viagem pela Ásia. Um lugar ideal para ficamos a conhecer mais do que sushi ou a cozinha chinesa. Funciona das 12h00 às 23h00.
Atum e cabrito no sul do país
O Dia de Natal é um dia de celebração e pode ser vivido sem grande esforço. Mas é preciso sair de casa e esquecer os gastos. No Algarve, as principais opções são em restaurantes de unidades hoteleiras.
Em Olhão, por exemplo, no Real Marina Hotel & Spa, o menu do almoço de Natal inclui entradas, sopa, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Entre as propostas, destaque para o bife de atum de cebolada e coentros ou os supremos de pintada em cama de cogumelos salteados e molho brandy. O menu completo custa 48,50 € por pessoa.
Outra opção é o restaurante do Hotel Júpiter, na Praia da Rocha, Portimão, onde o menu buffet começa nos 23 euros. Entre os pratos principais, destaque para o cabrito assado à serrana.
No Alentejo, uma das propostas é no Santiago Hotel (na foto), em Santiago do Cacém, onde o almoço de Natal custa 35 € por pessoa. Na ementa há roupa velha, peru assado no forno a lenha e buffet de enchidos alentejanos.
Mesa posta para brindar no Norte e Centro
Na cidade do Porto, as propostas apresentadas são diversificadas e capazes de agradar às preferências mais distintas.
Comecemos pelo SOMOS Restaurant & Lounge, na avenida da Boavista, que funciona entre as 12h30 e as 15h00 e entre as 19h30 e 22h30. Este é um espaço que propõe a partilha dos sabores, num local que se apresenta "jovem e com estilo".
Tem como base a cozinha mediterrânea e privilegia os produtos nacionais, desde os peixes e mariscos aos enchidos tradicionais, passando pelas carnes das raças portuguesas. Já os legumes e frutas provêm da horta urbana do restaurante, de acordo com as estações do ano. Esta é uma refeição para partilhar com base na criatividade do chef Jorge Sousa.
Cozinha mediterrânica
Inspirado na alma da cozinha mediterrânica, o Porto Novo é reconhecido pela gastronomia portuguesa. Localizado no Sheraton Porto Hotel & Spa na rua tenente Valadim, vai funcionar no Dia de Natal entre as 13h00 e as 15h00 e entre as 19h30 e as 22h30. Embora no dia 25 o espaço aposte no buffet, este é um restaurante com uma carta que passa pelos antigos sabores da cozinha em forno de lenha, peixes e mariscos, bem como as especialidades internacionais. Destaque para pratos como a Cataplana de Peixes da Nossa Costa ou a Tranche de Salmão a Vapor com Aromáticos ou a Vazia Maturada Grelhada com flocos de sal rosa.
Já o Rib Beef & Wine Oporto, no Pestana Vintage Porto Hotel & World Heritage, na Praça da Ribeira, é um espaço social com comidas, bebidas e sofisticadas ofertas de vinho. Este é um restaurante especializado em carnes bovinas, acompanhadas por uma lista de vinhos, na maior parte do Douro, e com um bar especializado em cocktails. No Dia de Natal encontra-se aberto das 12h30 às 15h30 e das 19h00 às 22h30.
Sabor a memórias
Por fim, o In Diferente, um espaço aberto em 2018 pela chef brasileira Angélica Salvador, que se apaixonou pela comida portuguesa. No restaurante são servidos alguns pratos carismáticos que vão buscar as raízes às memórias tradicionais. Para além dos peixes, a aposta passa pelo leitão ou novilho nacional, entre outras sugestões. Está localizado na Foz, na rua Dr. Sousa Rosa, e encontra-se aberto entre as 12h30 e as 15h00. Mas não se esqueça, faça a sua reserva.
Sabores regionais para reunir a família à volta da mesa nas cidades de Coimbra, Viseu e Leiria
Para reunir a família e os amigos nesta quadra festiva, a região Centro conta com várias ofertas para o dia de Natal. Em Coimbra, o restaurante Solar do Bacalhau (foto), na baixa da cidade, prima pela qualidade dos pratos e requinte do espaço e serviço. O cabrito assado no forno a lenha, o bacalhau vintage (com 20 meses de cura) ou os grelhados no carvão são alguns dos pratos que serão servidos este Natal. O espaço está aberto no dia 25 ao almoço, das 12h00 às 15h00 e ao jantar, das 19h00 às 24h00. Um local onde os pormenores fazem a diferença. Para o almoço convém reservar.
Em Leiria, O Casarão disponibiliza um espaço familiar, sendo ideal para confraternizar junto à lareira. Os sabores são tradicionais e destacam-se o arroz de pato, o cabrito assado no forno, as espetadas, ou o bacalhau. São sabores únicos que realçam o melhor da região. O espaço conta com uma decoração rústica ideal para unir a família à mesa.
Mais a norte, na cidade de Viseu, o Forno da Mimi conta com uma ementa variada, com requinte, e um toque tradicional dos sabores das beiras. Cabrito, grelhados no carvão, enchidos variados, acompanhados por vinhos do Dão, tornam a quadra mais aconchegante. O espaço está aberto à hora de almoço, das 12h00 às 15h00. É um restaurante ideal para uma reunião familiar com sabores e qualidade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.