page view

Homens e chimpazés com mapa genético semelhante

Os mapas genéticos do Homem e dos chimpanzés coincidem entre si em 96 por cento, indica um estudo publicado pela revista “Nature”. Estas conclusões poderão abrir caminho para o tratamento de doenças genéticas.

01 de setembro de 2005 às 15:49

Para este estudo, os investigadores do Instituto Nacional de Investigações sobre o Genoma Humano, usaram o ADN do sangue de um chimpanzé macho de 24 anos, Clint, tendo sido descoberto que este partilha 29 por cento das suas proteínas com o humano. Ficou ainda a saber-se que o Homem e os chimpanzés têm um número aproximados de genes, entre 20 a 25 mil, e que os pares de bases totalmente diferentes são apenas 1,2 por cento da totalidade dos genomas.

Para o investigador, Francis S. Collins “a sequenciação do genoma do chimpanzé é um passo histórico que está destinado a encabeçar um grande número de descobertas com implicações na saúde humana”. Esta sequenciação é primeira de um primata não humano e a quarta de um mamífero.

A equipa encarregada do estudo diz ainda que chimpanzés e humanos são dez vezes mais parecidos do que os ratos com as ratazanas e 60 vezes mais relativamente à diferença existente entre ratos e humanos.

A publicação deste estudo surge numa altura em que se fala na possibilidade de alguns primatas, incluindo chimpanzés, estarem em risco de extinção, situação essa que pode ocorrer no espaço de uma geração, o que significa que estes animais só poderão ser vistos no futuro em cativeiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8