Seja na praia, no jardim ou no trabalho, alimente-se de forma equilibrada e sem dispensar um toque gourmet.
Com a chegada do verão, apetece-nos comer algo mais leve e fresco. Para ajudar, cinco chefs alinham as suas receitas saudáveis, para confecionar em casa e degustar na praia ou no trabalho. José AvillezKiko MartinsLjubomir StanisicRui Rebelo, do restaurante Oficina do Duque, e Paul Galli, do restaurante Jamie’s Italian, são os autores destas receitas tão equilibradas como deliciosas. Confira aqui ou na revista Máxima.
Cevadinha com legumes e iogurte de lima e gengibre do chef Rui Rebelo
Cozer a cevadinha 20 minutos com um dente alho e tomilho. Descascar e cortar a beterraba em cubos e cozer utilizando a água da cevadinha. Cortar, salpimentar e grelhar as curgetes. Escaldar as folhas de espinafres 20 segundos sobre o vapor da cozedura da cevadinha. Temperar a chicória com azeite e vinagre. Ralar a casca de lima e o gengibre e misturar com iogurte grego. Colocar os ingredientes por camadas e temperar com o iogurte.
Pita de cogumelos, com espinafres e camarão do chef Ljubomir Stanisic
6 pães de tortilla, cortados de forma a obter uma circunferência
30 g de camarão descascado, picado finamente
50 g de espinafres cozidos e escorridos
20 g de cenoura em brunesa
40 g de queijo-creme tipo Philadelphia
50 g de cogumelos de Paris
50 g de cogumelos shiitake
50 g de cogumelos Portobelo
½ cebola roxa em brunesa
Saltear a cenoura e os camarões. Deixar que arrefeçam e juntar-lhes os espinafres picados e o queijo. Temperar com sal e pimenta. Num tacho com pouco azeite, saltear os cogumelos até que não libertem mais líquido. Reservar. Saltear a cebola roxa e o alho picado. Juntar os cogumelos, uma pitada de sal e pimenta, deixar que fiquem dourados e juntar o creme de espinafres e camarão. Aquecer o pão no forno, cobrir o centro dos pães com o recheio, tapar com outro pão para formar a pita e servir
Queques de bacalhau com grão-de-bico, espinafres e azeitonas do chef José Avillez
100 g de lascas de bacalhau cozido e migado
100 g de grão-de-bico cozido
30 g de azeitonas galegas descaroçadas
Pimenta preta moída no momento q.b.
Pré-aqueça o forno a 180 °C. Numa frigideira antiaderente, num fio de azeite, refogue o alho e a cebola até que esta fique translúcida. Numa taça, com a ajuda de um garfo, migue ligeiramente o grão-de-bico cozido (não precisa de ficar uniforme, deve ficar com diferentes texturas). Junte os espinafres ao refogado e deixe que comecem a reduzir. Quando os espinafres estiverem cozidos, retire o excesso de água. Junte o grão-de-bico aos espinafres e envolva bem. Baixe o lume e acrescente as lascas de bacalhau cozido e migado e misture. Junte as azeitonas galegas descaroçadas e fatiadas. Retire do lume, envolva e deixe arrefecer um pouco. Com a ajuda de umas varas de arames, bata os ovos inteiros e passe-os por um passador de rede fina para que fiquem com uma textura mais homogénea. Junte o preparado de bacalhau à taça com os ovos batidos, envolva muito bem e tempere com um pouco de sal e pimenta. Com a ajuda de uma concha pequena, encha formas de queques previamente untadas com spray antiaderente. Encha cada forma até dois terços do seu volume, acrescente um pouco de flor de sal e pimenta e leve ao forno aquecido a 180 °C durante 10 minutos. Se necessário, deixe alourar um pouco mais, mas tenha atenção para que os queques não fiquem demasiado secos. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme. (Esta receita encontra-se no livro Combinações improváveis, do chef José Avillez)
Salada de favas do chef Paul Galli, do Jamie’s Italian
200 g de favas frescas ou congeladas
30 g de amêndoas com pele
1 frasco de 480 g de pimentos vermelhos assados, em conserva
½ molho de salsa de folha lisa (15 g)
Ferva as favas durante 3 minutos num tacho com água temperada com sal e depois escorra-as e retire a pele às maiores. Em seguida, torre as amêndoas num grelhador em lume médio até estarem ligeiramente douradas, mexendo com frequência. Depois retire-as e corte-as em lâminas. Escorra os pimentos, abra-os e toste-os no grelhador quente até as marcas da grelha serem visíveis apenas de um lado. Retire-os e corte-os em tiras de 1 cm. Pique finamente os talos da salsa e adicione-os às favas juntamente com as folhas, uma colher e meia de sopa de azeite virgem extra, uma colher de sopa de vinagre de vinho tinto e outra do líquido da conserva dos pimentos. Prove, retifique os temperos com sal marinho e pimenta-preta e distribua pelas marmitas. Com a ajuda de um descascador, corte o queijo em lascas finas, disponha-as sobre as favas e regue com uma colher de sopa de azeite virgem extra. Finalize com as amêndoas
Couscous de camarão com tomate-cereja e manjericão do chef Kiko Martins
1 colher de polpa de tomate
½ kg de camarão
Manjericão a gosto, cortado grosseiramente
Película transparente
Comece por preparar o caldo. Refogue a cebola, a cenoura, o alho e as cascas de camarão em azeite. Deixe ganhar cor, em lume alto, durante aproximadamente 5 minutos. Junte a polpa de tomate e cubra com água. Deixe cozinhar durante 25 minutos. Coloque o cuscuz numa travessa e junte o caldo bem quente, previamente filtrado. O caldo deve ficar dois dedos acima do cuscuz. Tape de imediato com película transparente e deixe cozinhar durante 15 minutos. No final, separe o cuscuz com a ajuda de um garfo de maneira a que este fique solto. A seguir, coloque o tomate numa travessa, tempere com sal e um fio de azeite e leve a assar ao forno durante 10 minutos a 180º C. Salteie o camarão em azeite e alho durante um minuto, junte o vinho branco e deixe evaporar. Misture o camarão com o cuscuz. Tempere com sal e pimenta a gosto. Adicione o manjericão no final.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.