Emoção e bom toureio em Abiul

João Telles Jr. entendeu muito bem o seu primeiro toiro.

17 de agosto de 2015 às 15:40
joão telles jr., tauromaquia Foto: João Dinis
Partilhar

Já assistiu a corridas na Praça de Touros de Abiul?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Já assistiu a corridas na Praça de Touros de Abiul?

A carismática praça de Abiul, que arroga o titulo de mais antiga de Portugal, esgotou a lotação na noite da passada sexta-feira e a verdade é que o espectáculo não defraudou a espectativa. Valeu pelo bom comportamento geral e excelente apresentação dos toiros de António Silva (Torre do Ferrador), bem como pelo bom desempenho de cavaleiros e forcados que compunham o cartel.

Pub

Luis Rouxinol abriu a corrida com um toiro que investia bem e com nobreza, numa lide de excelente toureio, leitura correta das características do oponente e os adornos pessoais que o definem como figura. No quarto da ordem, um tanto reservado e de menos codicia, falou a sua experiencia e saber para o colocar em sorte e sair airosamente após reunir no terreno escolhido com a ajuda da sua égua "viajante", igualmente experiente neste tipo de toiros.

Gilberto Filipe lidou com sentido de toureiro o segundo da noite, que não se empregou de início mas foi a mais e a sua atuação mereceu fartos aplausos na hora em que lhe "mostrou" o cavalo numa série de curtos de boa nota.

Pub

O quinto saiu a pedir identidade, a carregar depois de receber o ferro e uma "distração" resultou numa violenta colhida junto às tábuas, (felizmente sem consequências para ginete e montada) que virou o sentido da lide. Com mudança de cavalo e muita vontade, tudo foi a mais e a sua atuação mereceu música e volta. João Telles Jr. entendeu muito bem o seu primeiro (que não saiu fácil) e lidou-o em excelente estilo e maneira com notável aproveitamento das montadas e da forma muito particular como cita, reúne e crava com verdade e toreria.

O que fechou a corrida mostrou a qualidade e bravura que o jovem Telles aproveitou para uma lide adornada e emocionante com pormenores de toureiro feito, chegando às bancadas que aplaudiram de pé e justificaram volta na companhia da neta do ganadeiro, de seu nome Lúcia da Silva Lapa. Não foi fácil a tarefa dos forcados porque os toiros tinham presença e poder a criar dificuldades. Pelo Grupo de Santarém foram "caras" Luis Sepulveda à primeira, António Goes (carregada) e João Brito, com brilho. Pelos de Alcochete Vasco Pinto (a dobrar Nuno Santana), Fernando Quintela, bem à primeira e Diogo Timoteo.

Corrida com bom ritmo, dirigida com bom critério por Lourenço Luzio acolitado pelo Dr. José Luis Cruz.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar