Vista, do chef João Oliveira e Gusto by Heinz Beck, de Heinz Beck e Daniele Pirillo receberam estrelas.
1 / 21
Os restaurantes Vista (Portimão) e Gusto (Almancil), conquistaram as suas primeiras estrelas Michelin na edição de 2018 do Guia Espanha e Portugal, apresentado esta quinta-feira, e que destaca o crescente gosto pela alta gastronomia.
Mais dois restaurantes portugueses no Guia Michelin
Com a atribuição da primeira estrela ('muito bom na sua categoria, compensa parar') ao Vista, do 'chef' João Oliveira, e ao Gusto, do alemão Heinz Beck e do italiano Daniele Pirillo, Portugal passa a contar com 18 restaurantes com uma estrela e cinco restaurantes com duas estrelas ('cozinha excelente, vale a pena o desvio') do Guia Michelin.
"As honras do ansiado galardão no país lusitano vão para os restaurantes Gusto, que deslumbra com pratos com vincado cariz mediterrânico internacional, e Vista, onde se assina uma equilibra proposta de linha moderna, sempre cimentada à volta dos produtos da zona e do mar", afirma a Michelin, na divulgação das novidades para o próximo ano.
"Se voltarmos os olhos para Portugal, devemos salientar as duas novidades na categoria de uma estrela Michelin, pois se nunca é fácil manter as distinções, muito menos é repetir um aumento de galardões tão significativo como o que ocorreu na anterior edição", lê-se na nota de imprensa divulgada na cerimónia de apresentação do guia.
Em 2017, o 'guia vermelho' distinguiu mais dois restaurantes portugueses com a classificação de duas estrelas - The Yeatman (Vila Nova de Gaia) e Il Gallo d'Oro (Funchal) - e atribuiu a primeira estrela a sete restaurantes: Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira), Alma (Lisboa), Loco (Lisboa), William (Funchal), L'And Vineyards (Montemor-o-Novo, recuperando a estrela que perdera na edição anterior), Antiqvvm (Porto) e Lab by Sergi Arola (Sintra).
"Este ano, chamou a atenção dos nossos inspetores verificar a impressionante renovação de gerações que o mundo dos fogões está a ter em todo o país, mas sobretudo, constatar como tem aumentado o gosto pela alta gastronomia e o interesse dos profissionais em oferecer uma cozinha em linha com o nosso Bib Gourmand (boa relação qualidade/preço, com refeições até 35 euros)", destaca ainda a Michelin.
O Guia Michelin Espanha e Portugal 2018 foi apresentado hoje numa cerimónia em Tenerife, Canárias, Espanha, perante cerca de 500 convidados, entre chefes de cozinha, empresários e imprensa espanhola e portuguesa.
As maiores novidades foram, este ano, para a gastronomia espanhola, com a distinção de dois restaurantes com a distinção máxima - três estrelas ('cozinha de nível excecional, que justifica a viagem'): Aponiente, em El Puerto de Santa Maria, Cádiz, do 'chef' Ángel León, e ABaC, em Barcelona, do 'chef' Jordi Cruz.
Espanha passa a ter 11 restaurantes com o galardão máximo, enquanto nenhum espaço português conquistou ainda esta distinção.
No seu restaurante em Barcelona, o "prolífero Jordi Cruz cativa os seus comensais, propondo inteligentes histórias através dos seus pratos", enquanto "o visionário Ángel León como máximo representante de um novo mundo gastronómico que encontra no mar, e nos seus ainda numerosos mistérios, uma despensa única, surpreendente e quase inesgotável", destaca o guia.
Espanha ganha ainda cinco novos restaurantes com duas estrelas Michelin e mais 17 estabelecimentos com uma estrela.
O guia sublinha também o "crescente êxito" dos Bib Gourmand, totalizando 289 estabelecimentos - 252 em Espanha e 37 em Portugal, dos quais 43 são novidade.
As estrelas são atribuídas mediante visitas dos inspetores do chamado 'guia vermelho' para a Península Ibérica, que avaliam, entre outros critérios, a qualidade dos produtos, o ponto de cozedura, os sabores, a criatividade, a regularidade da cozinha e a relação qualidade/preço.
Esta é a lista dos restaurantes portugueses distinguidos pelo Guia Michelin em 2018:
Uma estrela
Alma (Lisboa, 'chef' Henrique Sá Pessoa)
Antiqvvm (Porto, 'chef' Vítor Matos)
Bon Bon (Carvoeiro, 'chef' Rui Silvestre)
Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira, 'chef' Rui Paula)
Eleven (Lisboa, 'chef' Joachim Koerper)
Feitoria (Lisboa, 'chef' João Rodrigues)
Fortaleza do Guincho (Cascais, 'chef' Miguel Rocha Vieira)
Gusto (Portimão, 'chefs' Heinz Beck e Daniele Pirillo)
Henrique Leis (Almancil, 'chef' Henrique Leis)
LAB by Sergi Arola (Sintra, 'chefs' Sergi Arola e Milton Anes)
L'AND Vineyards (Montemor-o-Novo, 'chef' Miguel Laffan)
Largo do Paço (Amarante, 'chef' Tiago Bonito)
Loco (Lisboa, 'chef' Alexandre Silva)
Pedro Lemos (Porto, 'chef' Pedro Lemos)
São Gabriel (Almancil, 'chef' Leonel Pereira)
Vista (Portimão, 'chef' João Oliveira)
William (Funchal, 'chefs' Luís Pestana e Joachim Koerper)
Willie's (Vilamoura, 'chef' Willie Wurger)
Duas estrelas
Belcanto (Lisboa, 'chef' José Avillez)
Il Gallo d'Oro (Funchal, 'chef' Benoît Sinthon)
Ocean (Alporchinhos, 'chef' Hans Neuner)
The Yeatman (Vila Nova de Gaia, 'chef' Ricardo Costa)
Vila Joya (Albufeira, 'chef' Dieter Koschina)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.