page view

Coleção de arte vale 1,5 milhões

149 peças eram de neta do fundador do BES.

29 de abril de 2015 às 07:55

A coleção de arte de Ana Maria Espírito Santo Bustorff Silva, tia de Ricardo Salgado e neta de José Maria Espírito Santo Silva, fundador do BES, vai hoje a leilão em Londres, Inglaterra. A Christie’s vai colocar à venda, a partir das 11h00, 149 peças, desde porcelanas a pinturas e mobiliário. De acordo com o catálogo, a coleção da família atingida pela crise do BES/GES poderá atingir um valor de 1,5 milhões de euros.

A peça em maior destaque é uma taça chinesa do período Qianlong (1750-1755), que poderá ser arrematada por 140 mil euros. Seguem-se dois quadros de Jean-Baptiste Pillement (1728-1808), que podem atingir os 84 mil euros. Por cerca de 70 mil euros, a Christie’s espera vender uma cómoda criada por André-Louis Gilbert. A peça de madeira coberta com mármore (1772) está avaliada no mesmo valor que um conjunto de quatro cadeiras Louis XVI, criadas por Louis-Madeleine Pluvinet.

Ana Maria Espírito Santo, que morreu em abril do ano passado, aos 86 anos, era mãe de Maria João Bustorff, ex-ministra da Cultura. O seu pai, Ricardo Espírito Santo Silva, ficou conhecido como um dos maiores colecionadores de arte de Portugal. 

Gosta de admirar coleções de arte?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Gosta de admirar coleções de arte?

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8