page view

Festival Eurovisão da Canção com novas regras

Medidas para impedir as polémicas dos últimos dois anos com as canções apresentadas por Israel.

22 de novembro de 2025 às 01:30

A União Europeia de Radiodifusão (UER) anunciou uma profunda reforma no sistema de votação do Festival Eurovisão da Canção, que entrará em vigor já a partir de 2026. A decisão responde à pressão de várias emissoras nacionais e aos apelos por mais transparência após as polémicas da última edição festival envolvendo as pontuações do televoto dirigidas à canção de Israel.

As alterações incluem a limitação da promoção dos artistas por terceiros, “incluindo governos”, a redução do número de votos máximos de 20 para 10, assim como a melhoria da segurança do televoto, de forma a “detetar e bloquear votação fraudulenta ou coordenada”, de acordo com o diretor do certame europeu, Martin Green.

Os júris nacionais também voltam a ter uma palavra nas semifinais, algo que tinha desaparecido em 2023, ano em que foi dada primazia ao televoto no que diz respeito à participação local. A medida visa reforçar a credibilidade do voto técnico.

As novas regras vão no sentido de “assegurar que o concurso se mantém como uma celebração da música e da unidade” e, para isso, “ deve manter-se como um espaço neutro e não pode ser instrumentalizado”, acrescenta Green.

As alterações visam responder à polémica dos últimos dois concursos, nomeadamente o número elevado de votos do público para Israel (2.º lugar em 2024 e 1.º em 2025), em contraste com a votação do júri (12.º em 2024 e 15.º em 2025). A próxima edição do certame realiza-se em Viena (Aústria), de 12 a 16 de maio.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8