page view

Igor Regalla regressa ao cinema português em filme sobre o boxe

‘Gabriel’ chega às salas na próxima quinta-feira, 21, e devolve ao grande ecrã o ator que fez de Eusébio em ‘Ruth’.

16 de março de 2019 às 09:31

Foi numa viagem à Irlanda que Nuno Bernardo teve a ideia para rodar um filme sobre boxe, ‘Gabriel’. "Estava a fazer um documentário sobre stand up comedy e um dos humoristas tinha sido lutador de boxe amador.

Decidimos filmar um treino e, embora não tenha nenhuma paixão pelo desporto, gostei. Do movimento, da ação. Da forma como se captam as lutas no ringue", diz o realizador.

Quatro anos depois, com o argumento na mão e o dinheiro no bolso (um total de 400 mil euros, sendo que destes 250 mil vieram do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual), Nuno Bernardo lançou-se ao trabalho. Inicialmente, tinha pensado no bairro da Madragoa como cenário para a obra, mas rapidamente percebeu que isso era inviável.

"A Mouraria é, hoje, o epicentro da atividade turística de Lisboa. Prédio sim, prédio não, há alojamento local. Optámos por gravar o filme nos Olivais", revela. A história é simples: um cabo-verdiano vem para Lisboa à procura do pai e acaba por encontrar o seu espaço no universo das lutas. Igor Regalla, que vimos em ‘Ruth’, é esse jovem. José Condessa o seu amigo e cúmplice.

"O Igor foi-me recomendado e o José foi escolhido pela motivação, pela energia que demonstrou no casting", conta o realizador, que se diz satisfeito com o resultado. "Com mais tempo e mais dinheiro podia ter feito algo diferente, mas quando vi o filme gostei: acho-o cru, real. É um filme honesto." ‘Gabriel’ estreia na próxima quinta-feira, dia 21.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8