page view

Loreen vence duas vezes a Eurovisão em 11 anos e faz história no festival

Artista sueca levou o tema 'Tattoo' à final do concurso e venceu o certame com 583 pontos. É a primeira mulher a conseguir duas vitórias.

14 de maio de 2023 às 12:26

Apontada como um das candidatas à vitória do 67.º Festival Eurovisão da Canção, a cantora Loreen, que representou a Suécia, conseguiu um feito histórico ao tornar-se a primeira mulher a ganhar duas vezes o festival, este domingo, em Liverpool, no Reino Unido. Em 2012, a artista sagrou-se vencedora da competição com a canção "Euphoria". 

O tema 'Tattoo', da artista sueca de 39 anos, foi o preferido da maioria do júri, conquistando por várias vezes a pontuação máxima (12 pontos), e recebeu também uma agradável pontuação do público. Ainda assim, as contas para apurar o vencedor foram feitas até aos últimos instantes, uma vez que a Finlândia, que concorreu com o tema "Cha Cha Cha", interpretado por Käärijä, arrecadou 376 pontos do público, somando 536 pontos no geral. Portugal, representado por Mimicat, ficou em 23.º lugar da competição.

Mas quem é Loreen? 

Lorine Zineb Nora Talhaoui, mais conhecida por Loreen, nasceu em Estocolmo, na Suécia, e mudou-se para uma cidade do centro do país, Västerås, quando ainda era jovem. De acordo com o jornal britânico Evening Standart, a família da cantora é originária das Montanhas dos Atlas e os pais imigrantes berberes de Marrocos. 

Em declarações à Vogue Arabia, citadas pelo Evening Standart, Loreen confessou que a música é uma das formas que a família "passa tempo em conjunto". "Toda a gente [da minha família] sabe cantar ou tocar um instrumento. É uma grande parte da tradição marroquina. Nunca me esforcei para ser o centro das atenções ou uma figura pública como artista, apenas queria atuar e criar", refere. 

Loreen não é novata em competições. A sueca leva já um longo passado de participação em outros concursos. Em 2014, integrou o leque de concorrentes do 'Ídolos' e conquistou a quarta posição. Em 2011 e 2012 participou no 'Melodifestivalen', a competição que elege o representante do país na Eurovisão. Em 2023, voltou a fazer parte do concurso e sagrou-se de novo a grande vencedora.

Mas nem só de competições musicais é feito o percurso de Loreen. A artista lançou já dois álbuns, 'Heal', em 2012, e 'Ride', em 2017. O primeiro álbum alcançou o primeiro lugar nas tabelas do país de origem da cantora e o 71.º no Reino Unido. A artista já lançou também 19 temas. 'Euphoria', a canção vencedora da Eurovisão 2012, chegou ao topo das tabelas em toda a Europa. 

Looren já realizou duas digressões e foi nomeada para vários prémios, tendo vencido o MTV Europe Music Awards Best Swedish Act (melhor artista sueco) em 2012.

Em 2023, a artista torna-se a primeira mulher a vencer duas edições do Festival Eurovisão da Canção. O tema era um dos apontados desde o início como possível vencedor e esteve sempre num dos primeiros lugares das casas de apostas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8