page view

Morreu cantor Nelson Ned

<p align="justify" class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt">O cantor brasileiro Nelson Ned, de 66 anos, intérprete de êxitos como ‘Tudo Passará' e ‘Se as Flores Falassem', faleceu este domingo de manhã num hospital em S. Paulo, Brasil.

05 de janeiro de 2014 às 12:00

Segundo o jornal brasileiro ‘O Globo', o cantor morreu no Hospital Regional de Cotia, onde estava internado desde sábado com pneumonia, e as causas da sua morte são "choque séptico, broncopneumonia e acidente vascular cerebral" (AVC).

Em 2003, o cantor já tinha sofrido outro AVC e desde então tinha problemas de locomoção e cognitivos, estando afastado dos palcos há cerca de sete anos.

O "pequeno gigante da canção" como a ele se referiu o ator Paulo Gracindo, epíteto que passou a ser usado pela imprensa pelo facto de medir 1,12 metros, gravou 32 discos em português e espanhol, dos quais vendeu 45 milhões de cópias em todo o Mundo.

Atuou com êxito não só no Brasil como em vários países da América Latina, nomeadamente no México, e também em Portugal, Espanha, Angola e Moçambique.

O intérprete de ‘Domingo à Tarde' esgotou por três vezes o Carnegie Hall, em Nova Iorque.

Nelson Ned foi o primeiro latino-americano a vender um milhão de discos nos Estados Unidos, onde atuou no Madison Square Garden, na mesma cidade ao lado de Julio Iglesias e Tony Benett.

A partir da década de 1990 converteu-se à Igreja Evangélica e, desde então, gravou músicas gospel e outras de cariz religioso.

Nelson Ned nascceu em 1947 em Ubá, no Estado de Minas Gerais, e aos 17 anos foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou numa fábrica de chocolates. Posteriormente, ainda menor, começou a cantar em clubes noturnos paulistas e cariocas, de onde saltou para a televisão através do popular programa do Chacrinha, que considerava o "pai da sua carreira artística". Do seu repertório, eminentemente romântico, constam, entre outras canções, ‘Receba as Flores que lhe Dou', ‘Eu também sou Sentimental', ou ‘Ninguém te irá amar mais do que eu'.

O funeral do cantor, segundo ‘O Globo', realiza-se domingo para o cemitério Horto da Paz, em Itapererica da Serra, onde se efetua a cerimónia de cremação.

Nelson Ned foi casado duas vezes, e teve três filhos do segundo matrimónio.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8