Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Mr. Spock chora em deriva cómica

‘Star Trek - Além da Escuridão' é a segunda tentativa de J. J. Abrams adaptar o clássico da ficção científica. Desta vez há intriga política e gargalhadas
5 de Junho de 2013 às 01:00
Zachary Quinto e Chris Pine voltam a interpretar os papéis de Spock e Kirk
Zachary Quinto e Chris Pine voltam a interpretar os papéis de Spock e Kirk FOTO: D.R.

Há uma cena, perto do fim de ‘Star Trek - Além da Escuridão', em que Spock (Zachary Quinto) abdica da célebre falta de emoções e deixa cair umas lágrimas. No entanto, apesar de a segunda tentativa de J.J. Abrams, o criador de ‘Lost', incluir atentados terroristas nas Londres e São Francisco do futuro, o filme que estreia amanhã em Portugal será o mais divertido desde que a ‘Enterprise' ousou ir para onde nenhum homem havia estado.

Na sequência inicial, precisamente aquela que melhor utiliza as potencialidades do 3D, Kirk (Chris Pine) põe a nave e a tripulação em risco para salvar o seu imediato, sem contar que o vulcano inclua esse episódio no relatório enviado às hierarquias da Frota Galáctica. As consequências não se fazem esperar: ambos são despromovidos e só voltam aos comandos da ‘Enterprise' porque um comandante renegado - cuja verdadeira identidade só é revelada mais tarde - massacra os principais líderes.

Embora o argumento de ‘Star Trek - Além da Escuridão' tenha bastante intriga política e combates no Espaço, vale sobretudo pela forma como desenvolve a relação entre o humano Kirk e o vulcano Spock - que chega a falar com outro Spock, numa participação especial de Leonard Nimoy - e também pela capacidade de nunca se levar demasiado a sério. Para tal contribuem os dotes cómicos do britânico Simon Pegg (novamente no papel do engenheiro de bordo Scotty) e as curvas de Alice Eve, que interpreta Carol, a vistosa especialista em armamento.

mr. spock star trek estreia filme cinema ficção científica j.j.abrams
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)