Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Uma ‘Alice’ para quem precisa de fantasia

Espetáculo é assinado por Maria João Luís e Ricardo Neves-Neves, na sua segunda colaboração.
Ana Maria Ribeiro 30 de Dezembro de 2018 às 10:39
Maria João Luís, em palco, com a jovem Beatriz Frazão, que faz de Alice neste espetáculo inspirado em Lewis Carroll
Maria João Luís, em palco, com a jovem Beatriz Frazão, que faz de Alice neste espetáculo inspirado em Lewis Carroll FOTO: Direitos Reservados
Há três anos, Maria João Luís e Ricardo Neves- -Neves assinaram o muito bem sucedido ‘Um Conto de Natal’, a partir de Dickens. Este ano, decidiram voltar a unir talentos e estão a apresentar, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, uma versão de ‘Alice no País das Maravilhas’, com que Lewis Carroll continua a encantar gerações de leitores. Os criadores, por seu lado, destinam o espetáculo a toda a gente.

"Crianças e adultos gostam igualmente deste universo fantasiado que é próprio do Lewis Carroll", diz Ricardo Neves- -Neves, ao que Maria João Luís acrescenta que ao longo da vida leu o livro várias vezes e que, em todas elas, o achou "cheio de mistério". "A obra é uma espécie de enigma que apetece desvendar mas cuja solução parece escapar-nos sempre", afirma.

Para a personagem principal, foram buscar a jovem Beatriz Frazão (de ‘Vidas Opostas’), que diz que passou "os ensaios todos cheia de medo" e "com a sensação de não saber nada", mas, ao mesmo tempo, "desejosa de estar no palco e de fazer a peça todos os dias perante o público".

"O espetáculo não deixa de evocar a Inglaterra vitoriana e a relação com regras de conduta severas, mas tem uma ligação com os dias de hoje e retrata esse período tão importante que é, para todos nós, a transição da infância para a adolescência", sublinha Ricardo Neves-Neves.

Em cena em Lisboa até 6 de janeiro, ‘Alice’ segue depois para o Teatro Nacional São João, do Porto, onde estará de 30 de janeiro a 10 de fevereiro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)