Fique a saber tudo sobre a formação transalpina.
Fique a saber tudo sobre a formação transalpina.
O falhanço no apuramento para o Mundial'2018 provocou ondas de choque no 'calcio' e as mudanças na squadra azzurra foram imediatas. A aposta em Roberto Mancini como selecionador trouxe um futebol mais vistoso, embora sem descuidar a defesa, e os resultados têm sido animadores. Com uma maior aposta na juventude, a Itália garantiu a qualificação para o Euro'2020 só com vitórias e chega a esta fase final com a ambição e os argumentos para lutar pelos lugares cimeiros.

A qualidade técnica e criatividade, aliada a uma capacidade luta invulgar, fazem do médio uma das peças essenciais na estratégia da equipa. Chega ao Europeu depois de uma temporada complicada, marcada por várias lesões que o impediram de jogar com a regularidade esperada. Fez apenas 31 jogos (21 no campeonato francês) pelo PSG esta época.

Antigo avançado de renome, o técnico italiano conseguiu transformar uma squadra azzurra que atravessava um dos piores momentos da sua história depois de falhar o apuramento para o Mundial'2018. Estreou-se com uma vitória frente à Arábia Saudita, em maio de 2018, à qual se seguiram cinco jogos sem ganhar (incluindo derrotas com a França e Portugal). Mas, depois, voltou a vencer e Mancini bateu mesmo um recorde da seleção italiana ao triunfar em 11 encontros seguidos. No passado dia 17 de maio renovou o contrato até... 2026!

Sem grandes surpresas, Roberto Mancini leva a este Europeu as principais figuras do futebol italiano. Aqui o grande destaque vai para as chamadas de Marco Verratti e Stefano Sensi, ainda a recuperarem de lesões, mas também para o facto de Moise Kean, depois de uma época no Paris Saint-Germain, ter ficado de fora. Jorginho e Emerson Palmieri, que conquistaram a Liga dos Campeões com o Chelsea, chegam a esta fase final com o moral em alta.

Mancini tem vindo a apostar num 4x3x3 e conta com nomes incontornáveis como Donnarumma, Bonucci, Verratti ou Chiesa. A mescla entre a experiência e a juventude é o grande segredo do sucesso da equipa, que costuma marcar muitos golos, apesar de não ter um goleador a destacar-se - Immobile e Belotti são as principais opções no eixo do ataque, mas há muitos jogadores com capacidade para finalizar, como Chiesa, Insigne ou Bernardeschi.

Apesar de ser uma das seleções com maior sucesso nos Mundiais (quatro títulos e mais duas finais perdidas e um 3º lugar), os italianos não têm conseguido repetir nos Europeus esse êxito. Campeã em 1968, numa fase final que organizou, a squadra azzurra chegou a mais duas finais, em 2000 e 2012, perdidas para a França e a Espanha, respetivamente.

Integrada no Grupo A, a seleção italiana será responsável (juntamente com a Turquia) por dar o pontapé de saída deste Europeu. Será a 11 de junho, no Olímpico de Roma. A caminhada transalpina segue no dia 16, frente à Suíça, e termina a 20, diante do País de Gales. Todos os encontros desta ronda inaugural serão disputados em Roma.



Ainda em atividade mas já sem espaço na seleção, Buffon lidera destacado no número de encontros ao serviço da Itália, sendo um dos jogadores com mais jogos internacionais a nível mundial. De resto, Chiellini e Bonucci são os únicos elementos às ordens de Mancini neste Europeu que aparecem nos lugares de topo, ambos já com mais de 100 partidas.
1. Gianluigi Buffon, 176
2. Fabio Cannavaro, 136
3. Paolo Maldini, 126
4. Daniele De Rossi, 117
5. Andrea Pirlo, 116
6. Dino Zoff, 112
7. Giorgio Chiellini, 106
8. Leonardo Bonucci, 101
9. Gianluca Zambrotta, 98
10. Giacinto Facchetti, 94

Sem grandes goleadores nos últimos anos (Immobile soma 12 golos e Belotti 11), no topo da lista surgem nomes lendários da squadra azzurra, de Riva a Piola, passando por Giuseppe Meazza, que jogou nos anos 30 do século passada. Del Piero, Baggio, Inzaghi e Vieri são craques mais recentes entre os 10 mais.
1. Luigi Riva, 35
2. Giuseppe Meazza, 33
3. Silvio Piola, 30
4. Alessandro Del Piero e Roberto Baggio, 27
6. Adolfo Baloncieri, Filippo Inzaghi e Alessandro Altobelli, 25
9. Christian Vieri e Francesco Graziani, 23
Nota: todos os dados presentes nesta página estão atualizados até dia 25 de maio de 2021.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.