page view

A maldição do sete

Quem gostaria de ser um jogador de futebol tão bom como Figo? Todos, provavelmente. Mas talvez já nem todos quisessem herdar a camisola nº 7 daquele que já foi o melhor jogador do Mundo. Porquê? Porque quem fica com a camisola 7 de Figo, seja no Sporting ou na Selecção, parece assinar uma espécie de pacto com o Diabo. E nem Cristiano Ronaldo foge à malapata.

31 de outubro de 2009 às 00:00

Mas, antes de mais, o que representa o nº 7 para ser tão desejado pelos futebolistas? O sete é apresentado na Bíblia como o número perfeito. É o chamado ‘número de Deus’. Representa o que está completo, a plenitude, o que é perfeito, aquilo que Deus faz e que nada se lhe pode acrescentar.

Mas, no futebol, a obra de Deus não ficou perfeita – ou, pelo menos, atraiu azares. Foi Figo quem deixou esse rasto de mau-olhado.

O sete é número amaldiçoado no futebol português desde que Luís Figo o deixou vago. O Sporting pagou por isso, mas até a Selecção tem sofrido com os efeitos traumáticos da saída de cena do melhor futebolista do Mundo em 2001.

Cristiano Ronaldo quis a pesada herança do antigo capitão da Selecção mas o nº 7 tem sido um fardo que pesa no corpo do jogador mais caro do Planeta, com lesões num tornozelo, bruxas e bruxos, operações e seca de golos.

O melhor jogador do Mundo teve sorte com o nº 7 no Manchester United. Mas na Selecção tem sido um tormento.  Dois golos  em apenas 14 jogos e somente um deles oficial (no Euro 2008, frente à República Checa, com vitória de Portugal por 3-1) e três lesões – duas por Portugal com a camisola sete – no Euro 2008 e no início de Outubro, diante da Hungria, no apuramento para a fase final do Campeonato do Mundo. E mesmo número de lesões. Pelo meio, terminou com a namorada Nereida – embora namoradas não lhe faltem – e envolveu-se com Paris Hilton, a conhecida ‘socialite’ norte-americana, mas o encantamento depressa se desvaneceu.

O CR7 tem estado debaixo de números de feitiçaria, com o bruxo espanhol Pepe a liderar as manobras do oculto para tirar o jogador da Selecção de cena. A família de Cristiano tenta contrariar estas artimanhas de um bruxo que alegadamente foi contratado por Paris Hilton, que nasceu a... 17 de Fevereiro e tem 27 anos.

Mas, espante-se o leitor, sabe quais os números da sorte de Cristiano Ronaldo? O 7 e o 17, revelou o internacional português em entrevista.  Ele lá saberá porquê. É que desde Paris Hilton as perseguições com o número 7 não têm trazido motivos para sorrir a Cristiano Ronaldo.

RONALDO SENTE A SINA DA CAMISOLA SETE

Cristiano Ronaldo era o número 17 antes de herdar o 7 de Figo na Selecção. O madeirense não se tem dado nada bem com a troca. Desde então só marcou dois golos em 14 jogos (falhou seis partidas por lesão e por uma gripe)  e apenas um desses golos em partidas oficiais – diante da República Checa, no Euro 2008.  Terminou a prova a queixar-se do tornozelo direito e teve de ser operado. Recentemente, lesionou--se  frente à Hungria. E continua sem jogar.

NANI AGRADECE

Na selecção nacional, Nani ‘herdou’ a camisola 17 deixada livre por Cristiano Ronaldo. E agradece a inspiração do número. Na campanha de qualificação para o Mundial marcou três golos _e ainda mais um no jogo de preparação frente às Ilhas Faroe. Quatro no total, dos seis que leva no registo de golos pela equipa nacional.

CRISTIANO RONALDO NA SELECÇÃO

Jogos possíveis         

Jogos realizados       

Golos marcados        

Jogos possíveis         

Jogos realizados       

Golos marcados        

A SAGA DA CAMISOLA 7 DO SPORTING DESDE A SAÍDA DE LUÍS FIGO

SÁ PINTO

Só não foi o 7 quando coincidiu em Alvalade com Figo. Herdou o número e foi quatro vezes operado ao joelho. Mudou para o 10.

IORDANOV

Passou a ser o 7 e sofreu um grave acidente de viação na Bulgária. Depois foi-lhe detectada esclerose múltipla e terminou a carreira.

DELFIM

Perseguido pela má sorte, sofreu lesões nos joelhos e depois nas costas que quase o incapacitaram para o futebol. Era o 7...

MARIUS NICULAE

Início fulgurante com o número 7 – mas lesão grave em Dezembro de 2001 no joelho esquerdo lançou-o para sucessivas operações.

IZMAILOV

Operado em Julho ao joelho direito, está sem jogar há quase sete meses. É fácil acertar no número do russo: o sete.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8