Médio do Manchester United bisou na partida com dois golos que abrem as portas do Mundial do Qatar à seleção portuguesa.
Um bis de Bruno Fernandes permitiu a Portugal vencer a Macedónia do Norte, por 2-0, e garantir a presença no Qatar 2022, naquela que será a oitava participação nacional em Mundiais de futebol, a sexta consecutiva.
Fernando Santos procedeu a três alterações face à equipa que bateu a Turquia (3-1), com as entradas de Pepe, Nuno Mendes e João Cancelo. Cedo se percebeu que Portugal iria jogar sem pressa e a apostar no erro do adversário. Após dois ameaços, um cruzamento de Nuno Mendes em que não apareceu ninguém e um cabeceamento de Bruno Fernandes por cima, Cristiano Ronaldo (14’) foi o protagonista da primeira ocasião de golo com um remate cruzado a sair rente ao poste.
Os macedónios abdicaram de sair a jogar com bola, mas mostraram alguma qualidade no meio-campo, embora não tenham criado qualquer transtorno ao guarda-redes Diogo Costa.
A seleção portuguesa tinha o ascendente no jogo e Diogo Jota ainda cabeceou com perigo, mas foi Bruno Fernandes quem inaugurou o marcador (32’). O médio do Manchester United intercetou um passe de Ristovski (foram companheiros no Sporting) e fez uma tabelinha com Cristiano Ronaldo antes de rematar para o fundo da baliza. O Dragão celebrava com as bandeiras portuguesas.
O golo acabou por fazer os macedónios arriscarem um pouco mais e isso permitiu a existência de mais espaço entre as linhas defensivas que já tinham travado a campeã europeia, a Itália.
Na etapa complementar, Portugal colocou gelo no jogo. A defesa esperou que os macedónios pressionassem para lançar ataques com critério.
E o 2-0 começou com uma recuperação de bola de Pepe, mas a assistência foi de Diogo Jota, com um cruzamento a deixar a bola à mercê de Bruno Fernandes, que emendou para a baliza.
A Macedónia do Norte acabou por revelar uma grande incapacidade de reação e acabou, como esperado, derrotada. A exibição da seleção de Fernando Santos não foi deslumbrante, mas o importante, que era a qualificação para o Mundial, foi cumprido. E, no final, o jogo deu para tudo, até para o selecionador lançar mais um estreante: Vitinha. O médio portista não estranhou o palco e até foi muito aplaudido.
"Sonho ganharo Mundial"
Fernando Santos soma já um Campeonato da Europa e uma Liga das Nações enquanto selecionador de Portugal. Com a presença no Mundial garantida, o técnico sonha com novo título. "Quero dar os parabéns aos meus jogadores pela atitude fantástica. Eu disse que esta equipa não era o que se pensava, que sabia jogar e provou isso", começou por dizer Fernando Santos, lembrando as críticas de que a equipa foi alvo após a derrota frente à Sérvia. "Tivemos um apoio fantástico do público. Foi uma vitória justa, não me lembro de nenhuma oportunidade deles. Já ganhei duas competições, sonho em ganhar uma terceira. Agora é ir atrás do sonho. Vamos com tempo preparar o Campeonato do Mundo", concluiu.
Análise ao Jogo
Positivo: Bruno Fernandes
O médio do Manchester United não tremeu no jogo decisivo e fez os dois golos da vitória. No primeiro recuperou uma bola e fez uma tabelinha com Ronaldo, e no segundo apareceu de rompante na área para emendar o cruzamento de Diogo Jota.
Negativo: Macedónia do Norte
A eliminação da Itália gerou expectativa para este jogo, mas a exibição da Macedónia do Norte, esta terça-feira no Dragão, demonstrou que o triunfo em Palermo foi mero acaso. Mostrou muito pouco. Diogo Costa foi um mero espectador.
Arbitragem: Corte arriscado de Danilo
O critério largo na marcação (ou não) de algumas faltas pendeu para os dois lados. Ficam dúvidas num corte de Danilo dentro da área sobre Miovski. Antes Pepe desarmou sem qualquer falta Elmas, que ficou prostrado no chão.
Análise aos Jogadores Bruno Fernandes -
Diogo Costa – Jogo muito tranquilo. Não fez uma defesa.
João Cancelo – Dinâmico a defender e a atacar. Com ele é sempre para a frente e baliza.
Danilo – Imperial pelo ar, intransponível pelo chão.
Pepe – Mais um bom jogo, grandes desarmes - um foi o início da jogada que deu o 2-0.
Nuno Mendes – Não teve tão interventivo como Cancelo. Bons e venenosos centros.
João Moutinho – Jogo competente deste também ‘velhinho’ jogador. Sabe bem os terrenos que pisa.
Otávio – Não tão influente como na quinta-feira, ainda assim esteve muito em jogo.
Bernardo Silva – Não foi aquele Bernardo desequilibrador mas participou em várias jogadas infrutíferas.
Cristiano Ronaldo – Falha aos 14’ um golo que em outros tempos era certo. Assiste Bruno para o 1-0 e pouco mais.
Diogo Jota – Faz assistência para o 2-0 numa partida em que esteve longe da bola.
William Carvalho – Lançado por Santos para segurar o meio-campo e o resultado.
Rafael Leão – Dois sprints com bola nos pés e nada.
João Félix – Ia-se isolando mas caiu e pouco mais.
Matheus Nunes – Entrou para ajudar a defender.
Vitinha – Prémio da 1ª internacionalização no Dragão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.