page view

Coração prega susto a Rosa Mota

Atleta de 66 anos foi operada para debelar um aneurisma na artéria aorta. Problema manifestou-se após uma corrida em dezembro.

11 de fevereiro de 2025 às 01:30

Rosa Mota foi ontem internada na unidade de cuidados intensivos do Hospital de Santo António, no Porto. Segundo informações prestadas ao CM, a eterna campeã portuguesa de atletismo, de 66 anos, submeteu-se a uma cirurgia programada para debelar um aneurisma abdominal, ou seja, uma dilatação anómala da artéria aorta, que emerge diretamente do coração. Encontra-se num estado clínico estável, fora de perigo de vida e após a operação foi transferida para os cuidados intermédios.

O problema foi descoberto em dezembro do ano passado, depois da São Silvestre de Lisboa, prova em que a atleta participou, integrada no escalão entre 65 e 69 anos. Sentiu dores na região abdominal e após observação médica foi-lhe diagnosticado o aneurisma. Não era um caso grave, pois nessas circunstâncias teria de ser operada num curto espaço temporal. Acabou por ser agora intervencionada. Segundo apurou o CM, poderá ter alta ainda no decorrer desta semana.

Rosa Mota é uma referência máxima do desporto português, tendo conquistado a medalha de ouro para Portugal na maratona dos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Quatro anos antes, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, tinha ganho a medalha de bronze na mesma distância. Foi ainda campeã mundial em 1987 e campeã europeia em 1982, 1986 e 1990.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8