Penálti apontado por Alex Telles, aos 90+6 minutos, depois de uma longa consulta ao VAR, dá os três pontos aos campeões.
1 / 11
O FC Porto teve tudo nas mãos (nos pés) para sair do Estádio Nacional, no vale do Jamor, com um triunfo tranquilo. Mas acabou por sofrer a bom sofrer para regressar à Invicta com os três pontos na bagagem. O golo que lhe valeu o triunfo chegou aos 90+6’ minutos, na forma de um penálti marcado por Alex Telles, e depois de uma longa espera pela decisão do VAR, que entendeu ter havido mão na bola de Henrique após um remate de Herrera.
O VAR, de resto, foi protagonista deste encontro. Foi num lance semelhante que o Belenenses regressou ao jogo, aos 55 minutos, numa altura em que perdia por 0-2 e parecia aniquilado. Uma ilusão.
Vamos ao início. Foi descolorido o começo da partida. FC Porto e Belenenses imprimiram baixo ritmo ao jogo, o que facilitou o trabalho a quem defendia, dada a previsibilidade de quem atacava. Era a equipa das riscas a que tinha mais bola, mas essa parecia ser uma estratégia assumida pela formação comandada por Silas: dar a iniciativa ao adversário para o tentar surpreender no contrapé.
O jogo estava nisto quando um erro de Felipe, num mau atraso para Casillas, causa um calafrio nas hostes do FC Porto. Keita interpôs-se e quase marcou, valendo a atenção do guarda-redes.
O lance fez exasperar Sérgio Conceição. Descontente com o rumo que o jogo estava a levar, o técnico deu ordem de aquecimento a três jogadores. Uma medida de pressão para quem estava a jogar e um sinal óbvio, atirado para dentro do relvado, de que não era aquilo que pretendia.
Dentro do campo a equipa acusa o toque. Reage. E pouco depois constrói o primeiro lance de perigo, com André Pereira a atirar de cabeça à barra. Era o prenúncio do golo que acabaria por surgir pouco depois, aos 26’, por Diogo Leite, de cabeça, após livre/cruzamento de Alex Telles em jeito de canto mais curto.
A segunda parte começa com um erro enorme de Dálcio, que faz um mau atraso para Muriel. Otávio capta e faz o 0-2. Parecia uma sentença. Não foi. O Belenenses regressa ao jogo com o penálti que puniu mão de Diogo Leite. A equipa de Lisboa acredita, cresce e o FC Porto treme. O jogo fica partido. Tudo pode acontecer. O 1-3 ou o 2-2. É mesmo o 2-2, por Keita, aos 83’ na exploração de erros da defesa portista.
O empate adivinhava-se mas o VAR e Alex Telles sossegam o dragão.
"Não fomos inteiramente eficazes"
ANÁLISE
Jogo aberto
Após o primeiro golo do Belenenses (1-2), o jogo ficou aberto. O meio-campo passou a ser uma zona de passagem rápida, com ambas as equipas empenhadas em chegar depressa à frente. Era bom que o futebol fosse sempre assim.
Sobraram bancadas
O cenário majestático do Estádio Nacional, no vale do Jamor, merecia outra moldura humana, num velho clássico do futebol português. Sobraram bancadas num jogo em que estava em campo o campeão nacional. Coisas do futebol.
Carlos Xistra desatento
Carlos Xistra estava desatento no lance em que Diogo Leite (FC Porto) comete penálti. Tão evidente ele foi que não teria sido preciso o reparo do VAR para assinalar a falta. Já no segundo penálti, o escrutínio, em tempo real, era mais complicado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.