Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

João Luz volta oito anos após acidente

Estou feliz por voltar a sentir as emoções de uma grande competição de todo-o-terreno como esta." As palavras de João Luz ao Correio da Manhã reflectem o entusiasmo de quem viveu "momentos difíceis" e hoje, no arranque do Pax Rali – a etapa portuguesa do Dakar Series –, retoma "uma grande paixão." "Em 2000 sofri um acidente na última etapa da Líbia do Paris-Dakar e fiquei paraplégico", recorda o algarvio, navegador de Carlos Sousa naquela triste tirada.
10 de Setembro de 2008 às 00:30
Ricardo Leal dos Santos e João Luz partem de Lisboa a Portimão num BMW X5
Ricardo Leal dos Santos e João Luz partem de Lisboa a Portimão num BMW X5 FOTO: João Miguel Rodrigues

Mas, oito anos depois, a aventura do experiente navegador, de 37 anos, continua, mesmo numa cadeira de rodas. 'Voltei às corridas em 2002, mas esta é a primeira de grande envergadura. Gosto de viver este tipo emoções. Até me esqueço de eventuais riscos que possa correr e das minhas limitações', assume.

Quando partir do Parque Eduardo VII rumo a Portimão, onde termina o rali (dia 14), João Luz terá ao seu lado Ricardo Leal dos Santos, a pessoa que o desafiou para esta aventura. 'Precisava de alguém que me ajudasse, já que corria sozinho. E como o meu carro anda muito [risos], é capaz de atingir os 200 km/h, achei que o João seria a pessoa indicada para dar as melhores orientações neste rali', justifica o piloto da Newspeed, que se sentará ao volante de um BMW X5.

Quanto aos objectivos, Leal do Santos mostra-se confiante. 'Não é o Lisboa-Dakar, mas penso que está aqui uma prova muito boa, com um traçado competitivo e com a presença dos craques do todo-o--terreno. Queremos estar entre os melhores das equipas privadas', assumiu.

O dia de ontem foi dedicado às verificações técnicas. Hoje, a partir das 06h00, começa a emoção. Castelo Branco é o primeiro destino.

APONTAMENTOS

PÓDIO É OBJECTIVO

Hélder Rodrigues (motos) disse ontem ao CM que o objectivo é 'um lugar no pódio.'

SAINZ ENTRE FAVORITOS

'Há vários favoritos, nos quais me incluo', afirmou o espanhol Carlos Sainz (Volkswager).

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)