Canoagem foi a modalidade mais em evidência, ao contribuir com cinco medalhas, duas de ouro, por Kevin Santos e Fernando Pimenta.
Portugal fechou este domingo a sua participação na segunda edição dos Europeus multidesportos, que decorreram em Munique, na Alemanha, com um total de oito medalhas e mais 24 lugares entre os 10 primeiros.
A canoagem foi a modalidade mais em evidência, ao contribuir com cinco medalhas, duas de ouro, por Kevin Santos (K1 200 metros) e Fernando Pimenta (K1 5.000), canoísta que acrescentou ainda uma de prata (K1 1.000 metros) e uma de bronze (k1 500) ao seu currículo, tendo chegado às 121 medalhas na sua carreira.
O outro galardão foi para Norberto Mourão, ao ser bronze no VL2 200 de canoagem adaptada, numa modalidde que foi igualmente a que mais contribuiu com postos entre os 10 primeiros, num total de 10.
O atletismo também contribuiu com medalhas e lugares cimeiros, salientando-se nesta edição a medalha de ouro de Pedro Pablo Pichardo no triplo salto e a de prata de Auriol Dongmo no lançamento do peso.
Há a registar ainda os dois quintos lugares de Patrícia Mamona (triplo salto) e Liliana Cá (lançamento do disco), e os dois lugares dentro do 'top 10' das marchadoras Ana Cabecinha, oitava nos 20 km, e Inês Henriques, nona nos 35 km.
O ciclismo de pista confirmou-se como uma modalidade emergente em Portugal, destacando-se o ouro de Iúri Leitão no scratch masculino, que contou ainda com dois quartos lugares, um de Maria Martins no scratch feminino e outro no madison masculino, em equipa composta por Iúri Leitão e Diogo Narciso, bem como dois sextos lugares, por Diogo Narciso e Daniela Campos, ambos na corrida por pontos.
No ciclismo de estrada, e novamente através de Maria Martins, grande destaque para o sexto lugar na prova de fundo feminina, em que a corredora portuguesa terminou no sexto lugar, com o mesmo tempo da vencedora, no que constituiu o melhor resultado de um português na prova de fundo de um Europeu de ciclismo, repetindo o desempenho de Rui Costa em 2016.
O ténis de mesa ficou à porta das medalhas em três ocasiões, duas delas em jogos decididos na 'negra', o primeiro por Shao Jieni, derrotada na competição de singulares femininos pela alemã Xiaona Shan por 4-3, e depois por Tiago Apolónia, também batido pelo esloveno Darko Jorgic por 4-3. A mesma Shao Jieni ficou-se pelos 'quartos' na competição de pares femininos, em equipa com Fu Yu.
Além destes três quintos lugares, o ténis de mesa tem também um nono lugar por parte de Marcos Freitas.
Nas restantes modalidades, o remo ficou igualmente à porta das medalhas, com o quarto lugar do 'double-sull' ligeiro formado pelos irmãos Afonso e Dinis Costa, enquanto o triatlo contribuiu com um sexto lugar na prova de elites masculinas, através de João Pereira, e um sétimo posto por parte da estafeta mista, composta por Vasco Vilaça, João Pereira, Maria Tomé e Melanie Santos.
Resultados dos portugueses 'top 10' nos Europeus de Munique:
1.º Iúri Leitão, scratch ciclismo de pista.
1.º Pedro Pablo Pichardo, triplo salto.
1.º Kevin Santos, K1 200 metros.
1.º Fernando Pimenta, K1 5.000 metros.
2.º Fernando Pimenta, K1 1.000 metros.
2.º Auriol Dongmo, lançamento do peso.
3.º Fernando Pimenta, K1 500 metros.
3.º Norberto Mourão, VL1 200 metros.
4.º Maria Martins, scratch ciclismo de pista.
4.º Iúri Leitão e Diogo Narciso, madison do ciclismo de pista.
4.º Afonso Costa e Dinis Costa, double-scull ligeiro.
5.º Fu Yu e Shao Jieni, pares femininos ténis de mesa.
5.º Shao Jieni, singulares femininos ténis de mesa.
5.º Tiago Apolónia, singulares femininos ténos de mesa.
5.º Teresa Portela, K1 200 metros.
5.º Messias Batista e João Ribeiro, K2 500 metros.
5.º Liliana Cá, lançamento do disco.
5.º Patrícia Mamona, triplo salto.
6.º Diogo Narciso, corrida por pontos.
6.º Daniela Campos, corrida por pontos.
6.º João Pereira, corrida elite masculina do triatlo.
6.º Teresa Portela, K1 500 metros.
6.º Alex Santos, KL1 200 metros.
7.º Vasco Vilaça, João Pereira, Melanie Santos e Maria Tomé, estafeta mista de triatlo.
7.º Hélder Silva, C1 200 metros.
7.º Beatriz Lamas e Inês Penetra, C2 500 metros.
7.º Floriano Jesus, KL1 200 metros.
8.º Ana Cabecinha, 20 km marcha.
9.º Inês Henriques, 35 km marcha.
9.º Marcos Freitas, ténis de mesa.
9.º Fernando Pimenta e João Duarte, K2 1.000 metros.
9.º Messias Batista, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Varela, K4 500 metros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.