page view

"A ambição de voltar a ser campeão é infinita": Rui Borges garante que leões estão focados no título

Rui Borges garante que os jogadores do Sporting estão focados, num campeonato em que todos se reforçaram bem. Técnico garante estar satisfeito com o plantel, nomeadamente por ter mantido a "base do bicampeão".

13 de setembro de 2025 às 01:30

Após uma jornada em que perdeu com o FC Porto (1-2), com a paragem das seleções e o fecho do mercado de transferências pelo meio, Rui Borges garante que a equipa do Sporting está concentrada na luta pelo 'tri'. "As exibições têm sido boas, com o FC Porto se calhar não tão boa como nas anteriores, mas queremos dar resposta depois de um jogo menos conseguido. Vejo a equipa focada, ambiciosa. Quando chegam a jogo os jogadores estão muito ligados. A ambição de voltarem a ser campeões é infinita", afirmou o técnico no lançamento da visita a Famalicão, onde mora o 2.º classificado à partida para a 5.ª jornada do campeonato.

Questionado sobre os reforços dos três grandes, o técnico leonino jogou à defesa: "O nosso grande mérito foi manter a base da época passada, uma equipa bicampeã, esse era o nosso maior desejo para o mercado. Todas as equipas do campeonato português se tornaram mais competititivas, não só os grandes. Famalicão, Gil Vicente, Moreirense... Acrescentaram mais qualidade e isso melhora o nosso futebol."

Na conferência de imprensa, nomeadamente num balanço ao mercado que ficou manchado, na reta final, pela contratação falhada de Jota Silva, Borges repetiu quatro vezes a ideia de que o mais importante é o Sporting ter mantido o núcleo duro do plantel. "O melhor do mercado foi conseguir manter toda a gente da nossa base. Perder uma referência e manter o resto da equipa, Pote, Inácio, Trincão, Zeno... Jogadores importantes no bicampeonato. Era o nosso maior desejo e isso foi um grande mérito de todos nós."

Ainda no rescaldo de perder Jota - oficializado pelo Besiktas -, o técnico fez questão de salientar que está melhor servido agora: "No ano passado não tínhamos soluções e fomos campeões com os miúdos a jogar. Estou contente com o plantel que tenho, gostava de ter contado com o Jota, mas estavam duas partes envolvidas."

Plantel tem alternativas a Jota Silva

"Em relação ao Jota, dentro do diálogo entre estrutura e treinador estava bem definido o que queríamos, é um jogador que gostava muito. Infelizmente há duas partes, Sporting e Nottingham... Pela correria não conseguimos. Uma confusão... Fiquei triste, mais até pelo atleta, que conheço bem, mas infelizmente não conseguimos. Estava identificado desde a época passada mas não deu. Não há lacuna", garantiu Rui Borges, insistindo: "Extremo? Tenho tantos, Maxi, Mangas... Meus amigos, esqueçam isso."

PORMENORES

St. Juste fora do plantel

"St. Juste na equipa B? O presidente disse tudo, a resposta foi clara para mim também. Já tínhamos identificado desde cedo, partia num 5.º lugar na posição e por tudo o que ele é para o grupo, passava pela saída dele. Desde o final da época isso estava falado, bem identificado, estamos todos em sintonia", esclareceu Rui Borges, que não admite rever, para já, a decisão: "O plantel é o que trabalha connosco."

Maxi Araújo em dúvida

Rui Borges confirmou que Diomande e Morita "estão fora do jogo" em Famalicão. Já Maxi Araújo continua em dúvida: "Vamos analisar amanhã [este sábado]."

Nuno Santos ausente

"Com muita pena minha não posso contar com o Nuno [Santos]. É uma lesão que vive muito do dia a dia, pode avançar e retroceder. Tem sido um guerreiro porque é preciso resiliência para ultrapassar isso", comentou o técnico sobre o extremo.

Famalicão é adversário exigente

"O Famalicão entrou bem no campeonato e ainda não sofreu golos", destacou Rui Borges, acrescentando: "É uma equipa muito agressiva nos duelos, recorre muito às faltas, em 2025 ainda não perdeu em casa. Há 10 jogos que não perde em casa, isso demonstra a qualidade deles."

Quenda e Ioannidis no banco

Questionado sobre o impacto dos suplentes utilizados, nomeadamente Quenda e Ioannidis, Rui Borges salientou que "trazem mais qualidade ao grupo". "Eles estão preparados para jogar. Só posso meter 11, custa muito às vezes, mas tenho de tomar decisões, estou cá para isso. Tudo tem uma estratégia de jogo."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8