Português João Neves marcou um dos golos.
Paris, 28 abr 2026 (Lusa) - O campeão europeu Paris Saint-Germain ficou esta terça-feira em vantagem nas meias-finais da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer na receção ao Bayern Munique, por 5-4, beneficiando de um golo do português João Neves na primeira mão.
No Parque dos Príncipes, numa espécie de final antecipada entre os dois ataques mais eficazes da prova e talvez os principais candidatos à conquista do troféu, o georgiano Khvicha Kvaratskhelia (24 e 56 minutos), João Neves (33) e Ousmane Dembélé (45+5 e 59), o primeiro de penálti, marcaram para os tetracampeões franceses, cujos cinco remates à baliza deram golo.
Pelo meio, o inglês Harry Kane (17 minutos), de grande penalidade, os franceses Michael Olise (41) e Dayot Upamecano (65) e o colombiano Luis Díaz (68), ex-avançado do FC Porto, concretizaram a favor dos recém-bicampeões alemães e detentores de seis títulos europeus, que vinham de 19 encontros sem perder em todas as provas - 17 vitórias e dois empates.
As 'meias' da Taça ou Liga dos Campeões tiveram nove golos no mesmo duelo pela segunda vez - o único registo datava de 1959/60 -, numa noite em que o PSG alcançou a 100.ª vitória na prova, série que exclui as rondas preliminares e começou precisamente com uma vitória caseira diante do Bayern Munique (2-0), no arranque da fase de grupos da edição 1994/95.
A eliminatória decide-se em 06 de maio, em Munique, na Alemanha, e vai definir o adversário no encontro decisivo dos espanhóis do Atlético de Madrid ou dos ingleses do Arsenal, vencedores da fase de liga da Liga dos Campeões e que afastaram o bicampeão português Sporting nos 'quartos'.
Na quarta-feira, os madrilenos recebem os londrinos na abertura da outra meia-final da principal competição continental de clubes, cuja final está agendada para 30 de maio, na Puskás Arena, em Budapeste, na Hungria.
Orientado pelo treinador-adjunto inglês Aaron Danks, face à suspensão do belga Vincent Kompany, o Bayern Munique adiantou-se aos 17 minutos, num penálti transformado por Kane, que chegou ao 13.º golo na Liga dos Campeões e soma esta época 54 tentos em 46 jogos nas diversas provas.
O avançado inglês igualou o espanhol Raúl González como quinto melhor marcador da história das competições europeias de clubes, incluindo pré-eliminatórias, ao chegar aos 77 remates certeiros em 112 partidas, numa estatística encabeçada pelo português Cristiano Ronaldo, com 145 em 197.
Apostando de início nos lusos Nuno Mendes, João Neves e Vitinha, recuperado de lesão - Gonçalo Ramos ficou no banco de suplentes -, o Paris Saint-Germain ripostou aos 24 minutos, através de uma jogada individual de Kvaratskhelia a partir da esquerda.
João Neves completaria a reviravolta depois da meia hora, aos 33 minutos, ao corresponder invulgarmente de cabeça ao canto de Dembélé, para chegar ao sétimo tento em 2025/26 e igualar o melhor registo da carreira.
O médio já tinha anotado diante do Bayern Munique em novembro de 2025, numa derrota caseira do PSG na quarta jornada da fase de liga (2-1).
Desfalcados dos portugueses Raphaël Guerreiro e David Daiber, ambos por lesão, os bávaros reagiram oito minutos depois, quando Olise captou um passe de Aleksandar Pavlovic em zona frontal, deixou para trás dois adversários e fez o 2-2, sinal de um embate de constante tração ofensiva.
O marcador voltaria a mexer no período de compensação, tendo Dembélé recolocado os parisienses na frente, num penálti sancionado com recurso ao videoárbitro (VAR), por mão na bola do canadiano Alphonso Davies.
A primeira parte terminou com cinco golos, cenário que não se via nesta ronda da principal competição europeia de clubes há 44 anos e teve continuidade na etapa complementar, com mais quatro remates certeiros.
Kvaratskhelia e Dembélé 'bisaram' aos 56 e 59 minutos, respetivamente, sendo que o georgiano finalizou ao segundo poste, após uma solicitação pela direita do marroquino Achraf Hakimi, servido à distância por Vitinha.
Já o detentor da Bola de Ouro e do prémio The Best da FIFA capitalizou uma transição do compatriota Désiré Doué, ludibriando Upamecano no 5-2.
O Paris Saint-Germain atingia uma vantagem considerável para a segunda mão, mas o Bayern Munique, que não sofria tantos golos num encontro nas taças europeias há 31 anos, repôs a diferença mínima na última meia hora.
Se Upamecano concluiu de cabeça um livre de Joshua Kimmich, aos 65 minutos, Luis Díaz aproveitou um passe longo de Kane para tirar o capitão Marquinhos do caminho e voltar a marcar esta temporada ao PSG, aos 68.
Dos 171 golos somados pelos bávaros em 50 jogos em 2025/26, 42 foram anotados na Liga dos Campeões, contabilidade só superada pelos 43 dos parisienses, que quebraram uma série de cinco derrotas na prova frente ao adversário com o qual perderam na final de 2019/20 (1-0), no Estádio da Luz, em Lisboa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.