page view

"Campeões só com empates? Assino já por baixo

Fernando Santos comentou o duelo entre Portugal e Croácia.

24 de junho de 2016 às 21:05

Começa no sábado o primeiro dia do resto da vida da seleção nacional no campeonato da Europa de futebol. Depois de três empates na fase de grupos da prova, a equipa das quinas vai defrontar a Croácia nos oitavos-de-final.

Esta sexta-feira, o selecionador nacional fez a projecção do encontro de Lens. Entre elogios ao adversário, Fernando Santos acredita que a turma lusa vai seguir em frente.

"A Croácia, não sendo um dos tais favoritos, é sempre uma equipa que tem o objetivo de ganhar a prova. Tem jogadores de grandíssima qualidade, jogam sempre para vencer, como nós. Espero uma equipa muito forte, mas que terá um oponente igualmente muito forte. Acredito muito nos meus jogadores para uma tarefa que não será nada fácil. Temos um grande respeito pela Croácia, mas também uma grande convicção que podemos vencer. A Croácia fez um excelente jogo contra a Espanha e uma grande fase de grupos. Mas não são só eles que estão motivados, nós também acreditamos muito em nós", começou por realçar o timoneiro nacional, em conferência de imprensa.

O conjunto croata teve mais tempo de descanso do que Portugal, poderá ser o cansaço um factor que irá limitar a seleção nacional.

"Nesta fase de fim de época, 72 horas de recuperação é curto, penso que tanto nós como a Croácia preferiríamos jogar mais tarde. Mas não vamos estar já a arranjar um álibi. Os jogadores podem ter o cansaço físico, mas há também a questão mental. Temos que ver quem estará disponível para jogar os 90 ou os 120 minutos. O André Gomes jogou os jogos todos, por isso claro que entra mais nessa questão do cansaço", considerou.

Durante a conversa com os jornalistas, o experiente técnico foi instado a comentar o percurso na fase de grupos. "Esta fase ia ser difícil para todas as equipas. Basta ver que, do pote 4 do sorteio, quatro equipas estão cá e outras duas saíram porque ficaram nos piores terceiros. Agora é tudo diferente e é para isso que estamos preparados. Em termos de união, não acredito que haja equipa com mais união que Portugal e nisso dou os parabéns aos meus jogadores", observou.

"Se me disserem que seremos campeões só com empates, assino já por baixo. Portugal empatou três vezes, mas, sinceramente, é preciso olhar com olhos de ver. Fomos melhores que a Islândia, muito melhores que a Áustria e melhores que a Hungria. Não vencemos por circunstâncias do jogo. Estamos nos oitavos-de-final e agora só queremos é vencer", acrescentou.

Cristiano Ronaldo sempre presente

Cristiano Ronaldo voltou aos golos, após dois jogos em branco, e foi determinante no empate a três golos diante da Hungria. Nada que surpreenda Fernando Santos.

"Nós, portugueses, é que temos tendência para dizer que já não joga, já não marca. Mas claro que percebo que qualquer treinador tem que ter cuidados com Ronaldo. É a estratégia normal para um treinador, ver os pontos fortes e identificar também os menos fortes. O Ronaldo fez um jogo fantástico, dois grandes golos, um deles está a ser considerado o melhor da competição. Sem equipa, não há grandes jogadores. O talento individual pode ganhar algum jogo, mas os campeonatos são ganhos por equipas", frisou, antes de revelar que CR7 vai continuar a ser o homem encarregue de marcar os livres diretos.

"Um jogador pode estar dois, três ou quatro jogos sem que as coisas corram bem. E vamos mudar tudo à espera de um milagre vindo lá de cima? Não, os milagres acontecem cá em baixo. Vamos manter a serenidade nisto", afirmou.

Mostrando confiança no árbitro espanhol Carlos Velasco Carbalo, que vai dirigir o encontro, o selecionador voltou a vincar a confiança cega que tem na equipa que orienta.

"Sou um homem de fé, acredito muito nos meus jogadores. Acredito que vamos vencer o jogo. É uma final. Não se podem comparar os jogos da fase de grupos com estes. Aí, há sempre a questão de passar a fase de grupos, o que permite gerir alguns jogos. Agora não, agora é para ganhar. E este é um adversário que faz parte de um lote de equipas que pode ganhar o Europeu, não sendo favorito, tal como acontece com Portugal", finalizou.

Portugal e Croácia jogam no sábado, a partir das 20h00, no Estádio Bollaert-Delelis, em Lens. O vencedor do encontro vai medir forças com a Polónia ou Suíça nos quartos-de-final da prova.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8