Vestir a camisola de Portugal é um objetivo do guarda-redes do Tondela. Acredita ter lugar para estar entre os eleitos de Fernando Santos.
- Nas últimas épocas o Tondela andou sempre perto dos últimos lugares da tabela. Agora na 11ª posição, é a revelação deste campeonato?
Cláudio Ramos - Não sei se somos, mas estávamos confiantes de que íamos fazer um campeonato diferente dos últimos. Tal vez a permanência do grosso da equipa, em relação à última época, tenha ajudado, porque já nos conhecemos todos.
- Ainda assim estão a seis pontos do penúltimo lugar, quando ainda faltam sete jornadas…
- Não podemos relaxar. Temos de ser responsáveis e sérios até ao último jogo. Ainda há muitos pontos em disputa. Temos o nosso exemplo da última época, em que por esta altura tínhamos 17 pontos e conseguimos a manutenção.
- Como é que as equipas de menor dimensão, olham para as polémicas fora de campo, que envolvem principalmente os três grandes?
- Não nos preocupa muito. Cada um com os seus problemas. O que nos preocupa é o que se fala de colegas serem pagos para ajudar candidatos ao título.
- Acha que os três grandes são sempre favorecidos?
- O futebol português está focado nos três candidatos e esquecem-se das outras equipas. Por isso fala-se muito na criação de um campeonato a três. Mas acho que os árbitros querem fazer o seu trabalho, são todos profissionais e em Portugal temos bons árbitros.
- Terá sido por isso que o Sporting venceu o Tondela (2-1) aos 90+8 minutos?
- Não se sabe o que vai na cabeça do árbitro [João Capela]. Deu quatro minutos de compensação, depois deixou jogar até aos 98’. Não podemos duvidar de ninguém. Como não podem duvidar de nós jogadores, do nosso profissionalismo. Há que acreditar que foi um dia mau do árbitro.
- Acha que tem sido uma das grandes figuras da equipa, esta época?
- Pelas exibições, notícias, pelas boas críticas, acho que posso afirmar que tenho sido uma das figuras. Mas não sou só eu, a equipa também.
- Tem feito exibições de grande nível, especialmente contra os três grandes. É uma forma de mostrar que tem qualidade para representar equipas desse calibre?
- Não vejo isso dessa forma. Se calhar há mais visibilidade nesses jogos, porque os órgãos de comunicação social dão maior relevância do que se fosse contra equipas de menor dimensão. Também porque nós guarda-redes temos mais trabalho contra os candidatos ao título.
- Já foi abordado por algum dos três grandes?
- Não, nunca houve nenhuma abordagem e sinceramente não penso muito no futuro. Estou mais focado no dia a dia.
- Tinha preferência em jogar por algum dos grandes?
- Quando se começa a jogar a nível profissional, não há clubismos. Se houver uma oportunidade, vou aceitar.
- Sente que é o segundo melhor guarda-redes português no campeonato, sendo que Rui Patrício talvez seja o mais cotado pelo seu estatuto?
- A nossa Liga tem excelentes guarda-redes… O Casillas que já ganhou tudo o que havia para ganhar. A nível de portugueses temos o Varela [Benfica] e o Ricardo, no Chaves, que são muito bons, mas é um assunto que não me preocupa.
- Sente-se capaz de suceder a Rui Patrício na seleção nacional?
- Nunca fui à seleção. É um bocado difícil dizer isso. É um guarda-redes de grande qualidade, que já ganhou um Europeu... Sinto que era capaz, mas fica difícil dizer isso sem lá estar.
- Acha que tem valor para estar nesta seleção?
- Acho que sim, mas tenho a perfeita noção de que também há outros com muita qualidade, como é o caso dos que estão lá. Tenho de continuar a trabalhar.
- Esperava ter sido convocado para estes particulares?
- Não pensei nisso, andei mais focado no meu trabalho. Mas não estava à espera de ser chamado.
- Porque acha que ainda não foi chamado?
- Representar um clube com menos projeção pode ter influência. Se jogasse num clube que lutasse por outros objetivos, talvez fosse mais fácil.
- Acha que ainda vai a tempo de ser convocado para o Mundial?
- Acho que é impossível. Como o selecionador Fernando Santos já disse, aquele grupo é o que está mais próximo de ir. E quase todos são campeões europeus e por isso merecem estar no Mundial por tudo o que já fizeram.
- A passagem que teve pelas camadas jovens da seleção pode vir a jogar a seu favor?
- Pode vir a ser bom para mim, mas para já é impossível ser chamado.
"Jonas e Bas Dost foram a maior dor de cabeça" Qual foi o jogador que mais problemas lhe causou num jogo?
- O Jonas e o Bas Dost, porque foram os que mais golos me marcaram e os que mais dores de cabeça me deram.
- Que jogador gostaria de defrontar?
- O Ronaldinho. Foi o melhor que vi jogar. Mas acho que o [Cristiano] Ronaldo ia fazer–me sofrer.
- Qual é o seu ídolo?
- Acompanhei dois guarda-redes quando era mais novo. O Casillas, quando estava lá fora, e o Quim, em Portugal.
- Que equipa estrangeira sonha representar?
- O Manchester United. Sempre foi a equipa que joguei no FIFA [videojogo].
- Além do muito trabalho diário, o que é preciso para se ser um bom guarda-redes?
- Ser confiante, acreditar sempre nas nossas capacidades, independentemente de fazermos bons ou maus jogos.
- A quem deve a sua carreira?
- À minha mãe, à minha mulher e ao meu pai, que sempre me apoiaram. À minha família em geral.
- Qual foi melhor conselho que já deu e que já recebeu?
- Acreditar e confiar em mim. É um conselho que também dou. Que todos os sonhos se podem realizar.
- Se não fosse profissional de futebol, o que seria?
- Professor de educação de física, que é para o que estou a estudar. Estou no terceiro ano da faculdade.
Problema no coração não foi entrave
- Em algum momento pensou desistir do futebol?
- Houve uma altura que tive um problema no coração, quando era miúdo, mas nunca pensei desistir.
- Qual foi o momento mais difícil da sua carreira?
– Aos 14 anos, tive de escolher entre ir para o Guimarães [jogar pelo Vitória] ou ficar com a minha família. Mas fui e acho que decidi bem.
PERFIL
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.