page view

Despedir Amorim custa metade do que custou correr com Mourinho

Caso não haja entendimento entre as partes, Manchester United terá de pagar 11,6 milhões de euros ao técnico. Mourinho recebeu 22,5 quando saiu em 2018.

06 de janeiro de 2026 às 01:30

O despedimento de Ruben Amorim, caso não haja acordo entre as partes, pode custar ao Manchester United 11,6 milhões de euros, por conta do tempo que falta até final do contrato (junho de 2027). Uma verba alta mas, mesmo assim, cerca de metade do que recebeu José Mourinho quando foi despedido do clube em dezembro de 2018. Então, o agora técnico do Benfica, recebeu 22,5 milhões de euros de indemnização, a mais alta de sempre paga pelo clube de Old Trafford. De resto, e desde a saída do mítico Alex Ferguson em 2013, nenhum treinador levou o seu contrato até fim, acabando sempre por ser despedido, com direito a chorudas compensações, tal como se pode ver no quadro anexo.

A saída de Ruben Amorim foi consumada, esta segunda-feira. Mas a continuidade do técnico já estava em ‘banho maria’ há algum tempo. Segundo revela o jornal ‘The Times’, houve uma reunião muito tensa entre o treinador português e Jason Wilcox, diretor para o futebol dos ‘devils’, logo após o empate caseiro com o Wolves (1-1), um dia antes da passagem do ano. O dirigente terá tentado convencer Amorim a abdicar do sistema de três centrais e a confiar mais nas capacidades dos jogadores. Algo que este não gostou.

O ambiente ficou muito tenso desde então. A hipótese de saída começou desde logo a ser equacionada. Veio então o jogo com o Leeds e o novo empate precipitou os acontecimentos. Amorim, na conferência de imprensa de final do jogo, “explodiu” nas respostas aos jornalistas quando confrontado sobre o seu futuro. E disse ter sido contratado para ser o ‘manager’ (gerente de todo o futebol) do clube e não apenas treinador. O que desde logo deixou entender que havia situações mal resolvidas dentro da estrutura, nomeadamente nas questões do ‘scouting’, formação, e política de contratações. A saída praticamente ficou sentenciada nesse momento. E foi anunciada esta segunda-feira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8